Nesse Dia dos Pais conheça as aves que são bons pais

Existem algumas espécies onde os machos chocam os ovos completamente sozinhos, como o macucos (Tinamus solitarius). Inclusive, os papais dessa espécie cuidam de ovos fecundados por outros machos. O macho da ema chega a incubar 12 ovos de uma só vez! Se algum predador se aproximar do seu grande ninho, ele ataca o animal sem pensar duas vezes.

Macucos (Tinamus solitarius)

Também há espécies nas quais o macho reveza com a fêmea para auxiliar no cuidado dos filhotes ou em alguns casos ele  cuida sozinho.  Entre os flamingos, por exemplo, os machos da espécie ajudam a construir os ninhos, em um local escolhido pela fêmea. O pai também se reveza com ela para esquentar os ovos, ajudar a defender os ninhos e alimentar os filhotes, com um “leite de papo” especial produzido dentro do seu papo.

O macho dessa espécie fica responsável por incubar os ovos

Mesmo com todo esse empenho, o troféu “melhor papai” das aves vai para os pinguins: após a fêmea colocar o ovo, o pai fica responsável por aquecê-lo durante o gelado inverno antártico, quando passa dois meses equilibrando o ovo em seus pés, sem sair do lugar para se alimentar! Esse longo e carinhoso cuidado com os ovos ficou famoso no filme Happy Feet.

No Parque das Aves, você pode observar os flamingos logo no início do passeio, e os macucos no recinto Os Pequenos Marrons.