De quantos planetas você precisa?

A forma como vivemos deixa marcas no ambiente e, dependendo de como é o nosso dia a dia, essas marcas podem ser mais ou menos profundas.

Muitas marcas que o ser humano deixa na Terra podem ser vistas durante várias gerações

Com essa ideia em mente, foi criada uma ferramenta chamada “pegada ecológica” para medir o quanto uma pessoa ou instituição está impactando o ambiente. A pegada ecológica funciona assim: tudo que você faz no seu dia a dia é contabilizado na sua pegada – seus hábitos alimentares, os meios de transporte que usa, as roupas que escolhe comprar, os passeios que está fazendo, o que decide comprar para sua casa, as viagens que faz.

Foto: Todo Estudo

Todos esses recursos precisam ser consumidos de acordo com a capacidade natural do planeta em regenerá-los. Porém, já sabemos que consumimos muito mais do que a capacidade de regeneração do planeta: atualmente, precisamos de um planeta e meio para manter nossos padrões de vida e, como sabemos, temos apenas um! É como se vivêssemos apenas usando cartão de crédito, mas não tivéssemos como pagar a fatura.

Diminuir a quantidade de compras desnecessárias é muito importante para reduzir o seu impacto ambiental

Foto: Celorama

Para descobrir quantos planetas precisaríamos se todos vivessem o seu estilo de vida, é super simples: acesse o site do INPE e faça o teste!

Separar o lixo orgânico do reciclável ajuda muito na conservação da natureza

Foto: Doutor Lava Tudo

E, lembre-se: reduzir a compra de bens e produtos desnecessários, substituir o uso individual do carro por caronas ou por outros meios de transporte (ônibus, metrô, bicicleta), comer menos carne e separar o seu lixo são atitudes muito valiosas que todos nós podemos tomar para ajudar a diminuir a nossa pegada ecológica! Para saber mais dicas de como melhorar a sua pegada ecológica, acesse a cartilha do INPE!

Reduzir o seu consumo de carne é uma forma eficaz de diminuir sua pegada ecológica

Foto: Prato Legal

 

 

Please follow and like us: