Parceria para cuidar das harpias

No Parque das Aves, acreditamos que a conservação deve ser trabalhada de forma integrada, unindo esforços do pessoal que está em campo e dos que mantêm animais sob cuidados humanos para juntos elaborarem e implementarem estratégias eficientes de conservação de espécies. Para isso, procuramos ser parceiros de todos os projetos de conservação em campo das espécies que mantemos aqui no Parque.

Um exemplo disso é a harpia.

Hans voando enquanto Esperança está sentada no ninho, no recinto das harpias no Parque das Aves

No Brasil, existe um projeto lindo que trabalha com dedicação e muito esforço para a conservação dessa bela espécie. O Programa de Conservação do Gavião-Real fez agora 20 anos, mudou o nome para Projeto Harpia e ganhou uma nova logo. O Projeto Harpia é coordenado pela pesquisadora do INPA Tânia Sanaiotti.

Em março houve um workshop para avaliar a Viabilidade Populacional e de Habitat da harpia, e foi decidido que neste momento é necessária a criação de um programa de reprodução para a conservação dessa espécie.

Assim, dentro do Projeto Harpia existe agora um componente ex situ, que a Dra. Yara Barros, chefe da Divisão de Conservação do Parque das Aves, foi convidada a coordenar. E foi com muito orgulho e empolgação aceitamos mais este desafio de nos tornarmos parte do Projeto Harpia, e estamos trabalhando para criar um programa abrangente de manejo cooperativo para as harpias.

Foto: João Marcos Rosa

Há algumas semanas, com a ajuda da equipe do Refúgio Biológico Bela Vista (Itaipu Binacional), que também é parceiro do Projeto Harpia, coletamos sangue do Hans, o macho de harpia que vive no Parque das Aves, para que possa ser feita a avaliação genética (veja mais sobre este procedimento aqui). É muito importante que toda a população de harpias mantida sob cuidados humanos seja geneticamente avaliada para que o programa de manejo cooperativo possa ter início.

Cooperação entre a equipe do Parque das Aves e do Refúgio Biológico Bela Vista para avaliar Hans.

Quer saber mais sobre o trabalho bacana que o Projeto Harpia desenvolve? Acesse o link gaviaoreal.inpa.gov.br e siga a página do projeto no Facebook: facebook.com/harpiaprojeto

Tem muita novidade bacana vindo por aí, fiquem ligados!

Please follow and like us: