Parque das Aves e Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu realizam exposição “Mata Atlântica”

Nesta quinta, 8 de novembro, acontecerá no Parque das Aves a Mostra Pedagógica “Mata Atlântica”, vinculada à 4ª Edição do SOS Fauna: curso de formação continuada em educação ambiental para professores.

A Mostra Pedagógica será a oportunidade de professores e alunos apresentarem todas as ações educativas desenvolvidas ao longo de 2018 sobre a Mata Atlântica e o Parque Nacional do Iguaçu, como forma de trocar experiências e engajar os visitantes que estiverem no Parque das Aves na data do evento.

Formação continuada

Há quatro anos o SOS Fauna contribui para a formação continuada em educação ambiental de professores da educação básica de Foz do Iguaçu e região, envolvendo como tema gerador a conservação do Parque Nacional do Iguaçu e seus aspectos biológicos, ecológicos, culturais e sociais.

“O curso SOS Fauna traz para escola e comunidade a sensibilização e a reflexão sobre o Parque Nacional do Iguaçu e todo o seu entorno, fortalecendo o processo de educação ambiental de forma contínua dentro e fora dela. A cada ano somos surpreendidos com a criatividade dos projetos desenvolvidos pelos alunos e professores da rede estadual de ensino, demonstrando crescimento e amadurecimento dentro da temática proposta”, relata  Daniela Cristina Mendes da Costa, coordenadora de educação ambiental do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.

Professores da região

Este ano o curso contou com a participação de 25 professores e 11 projetos educativos desenvolvidos em escolas estaduais de Foz do Iguaçu e região, envolvendo cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves, Camila Martins, complementa que “o curso demonstra a importante e necessária parceria entre zoológicos e escolas na construção de processos formativos contínuos que busquem a transformação da nossa realidade socioambiental, trazendo para o cotidiano de alunos e professores a importância da conservação da Mata Atlântica e, em especial, do Parque Nacional do Iguaçu”.

Parcerias

O SOS Fauna, que tem duração de um ano e culmina na apresentação dos trabalhos na mostra pedagógica, é um programa elaborado pelo Parque das Aves em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu e que conta com o apoio de diversos grupos e instituições, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), a UniAmérica, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Escola Parque Parna Iguaçu, o IBAMA e a 5ª Cia Polícia Militar Ambiental do Paraná (PMAmb-FV).

Serviço

A Mostra Pedagógica “Mata Atlântica” acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h no Espaço de Educação Ambiental do Parque das Aves e é aberta ao público visitante do Parque das Aves.

Please follow and like us: