Dicas para aproveitar um Carnaval ecológico

O Carnaval está chegando! E esse é um momento muito importante para os brasileiros, é quando dançamos, conhecemos novas pessoas e caímos na folia, mas também é uma época em que geramos muitos resíduos e precisamos ser responsáveis por aquilo que nós produzimos. Em 2017, apenas no Rio de Janeiro, foram geradas 700 toneladas de resíduos, e só na cidade de Salvador, são recolhidas em média 1,5 mil toneladas de lixo durante as festas carnavalescas!

É muita coisa, não é?!

Além de ajudar a abarrotar os aterros sanitários, estes resíduos descartados de forma incorreta geram um custo a mais para as prefeituras, que precisam usar recursos públicos para arcar com as demandas crescentes de coleta do lixo.

Para ajudar você a cair na folia de uma forma sustentável, separamos algumas dicas muito legais:

Fantasias

Aumente a vida útil das suas fantasias de Carnaval: reutilize a fantasia do ano passado, ou utilize a sua fantasia deste ano mais de uma vez! Customize, troque com os amigos ou pegue emprestado ao invés de comprar uma nova.

Também é muito importante verificar se as penas utilizadas nas fantasias não são de animais silvestres nativos (especialmente araras). Apesar de muitos foliões utilizarem penas de animais de criação (como pavão, pato, ganso ou faisão) tingidas, o ideal é utilizar penas artificiais, feitas de plástico ou tecido, que inclusive duram por vários Carnavais! Outra alternativa é usar a sua criatividade e criar adereços que não sejam penas, como flores e folhas artificiais, chapéus e tiaras divertidas, fitas, pompons e outros acessórios.

 

Lixo

Uma dica é carregar sempre uma sacolinha para reunir o seu lixo e dos seus amigos e descartá-lo no fim da festa, já que não é sempre que encontramos uma lixeira no meio da multidão, mesmo não sendo desculpa para jogar resíduos no chão!

Não é sempre que encontramos uma lixeira no meio da multidão, mas isso não é desculpa para jogar resíduos no chão! Uma dica é carregar sempre uma sacolinha para juntar o seu lixo e dos seus amigos e descartá-lo quando encontrar uma lixeira.

Confetes
Uma tradição muito divertida é o uso de confetes nos blocos carnavalescos. Porém, os confetes tradicionais sujam a cidade, poluem as águas e podem entupir bueiros, além da produção ser problemática, pois se desperdiça muito papel, tingido com tintas tóxicas.

 

Uma alternativa sustentável é o uso de confetes feitos das folhas secas de árvores. E o mais legal é que você mesmo pode produzi-los. É só pegar folhas caídas no chão e cortá-las com a ajuda de um furador. Quanto mais coloridas as folhas forem, mais bonito fica! Inclusive, existe uma empresa especializada em glitter biodegradável, e você pode comprar online.

Bebidas

Evite geração de lixo desnecessário quando pedir a sua bebida:

Peça sua bebida sem canudinhos, ou leve um canudo reutilizável de vidro ou inox!

Leve o seu copo reutilizável para substituir os descartáveis! Você pode amarrar um cordão para deixar as mãos livres durante a festa ou levar um copo dobrável de plástico ou silicone.

Prefira latas de alumínio em vez de garrafas de vidro (em nosso país, mais de 97% das latinhas são recicladas, o que dificilmente acontece com embalagens de vidro. Conheça a campanha  #vadelata e saiba mais. 

Se só houver garrafas disponíveis, prefira as retornáveis – longnecks simplesmente não são recicladas no Brasil.

Glitter
Você sabia que o adereço mais utilizado nessa época do ano geralmente é feito de microplástico? Depois da folia, essas partículas chegam aos rios e acabam nos oceanos, provocando a contaminação da água e dos animais marinhos.

Mas a boa notícia é que ninguém precisa deixar de brilhar para aproveitar o Carnaval: já existem diversas marcas de glitter biodegradável – também chamado de bioglitter ou ecoglitter – feito de minerais e vegetais. Procure a marca disponível na sua região ou compre pela internet!

Transporte
Para chegar ao local da folia, divida o transporte: vá de ônibus, carona ou divida o Uber com mais amigos! Isso ajuda a diminuir as emissões de gás carbônico do transporte.

Viagem

Quando for viajar, desligue seus aparelhos eletrônicos e mantenha seus aparelhos de TV, DVD, microondas e computadores em modo de espera, pois mantém o consumo de energia ativo pode consumir até 25% a mais que aparelhos que permanecem desligados quando as pessoas saem de casa.

Com essas dicas seu Carnaval será muito mais ecológico e consciente/ajudará na conservação do meio ambiente! Agora é só cair na folia e se divertir!

 

Please follow and like us: