Dia Nacional da Mata Atlântica

A Mata Atlântica está espalhada em 17 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, GO, MS, RJ, MG, ES, BA, AL, SE, PB, PE, RN, CE e PI). Em 14 deles, há conexão com a costa do país: o próprio nome da floresta vem justamente da proximidade com o oceano Atlântico. Porém, o que muita gente não sabe é que as áreas de Mata Atlântica que já foram desmatadas dentro desses estados continuam sendo consideradas área do bioma. Por isso, a Mata Atlântica é lar para nada mais nada menos que 72% da população brasileira.

Área original da Mata Atlântica no ano 1500

A Mata Atlântica fornece serviços essenciais para os 145 milhões de brasileiros que nela vivem: produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; regulação do clima; controle de deslizamentos de terra; proteção de rios e do solo; além da produção de água, que é fundamental. Além disso, oferece paisagens cênicas e possui um patrimônio histórico e cultural. Agricultura, pesca, geração de energia, turismo e lazer também ocorrem na Mata Atlântica.

A nossa Mata Atlântica também é casa para 5% da flora mundial, abrigando 20 mil espécies vegetais, o que corresponde a 35% das espécies existentes no Brasil. Dessas, mais de 8 mil plantas são exclusivas do bioma, e grande parte delas estão ameaçadas de extinção.

Bromélias, plantas que embelezam ainda mais a Mata Atlântica

Ali também existem 5% das espécies de vertebrados do mundo, o que significa mais de 2 mil espécies de animais, e incontáveis invertebrados, como os insetos.

Com tamanha importância, na Constituição Federal de 1988, a Mata Atlântica foi decretada Patrimônio Nacional, e a UNESCO a considera Reserva da Biosfera. Em 2006, foi criada a lei da Mata Atlântica (lei 11.428/2006), que é o principal instrumento para proteger este bioma.

Entre as ameaças à Mata Atlântica, está o impacto ambiental causado pelos milhões de brasileiros que habitam sua área, além dos desmatamentos históricos e atuais para a agropecuária, urbanização e  industrialização, o consumo excessivo, o lixo e a poluição são outras ameaças, que prejudicam a qualidade ambiental do bioma .

Área atual da Mata Atlântica no Brasil

Hoje, mais de 90% do bioma já foi desmatado, isso torna a Mata Atlântica um hotspot mundial, ou seja, uma das áreas do planeta mais ameaçadas e ao mesmo tempo a mais ricas em espécies. Dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, 383 ocorrem neste bioma.

E como podemos ajudar a proteger a Mata Atlântica? A organização não-governamental SOS Mata Atlântica monitora o bioma, visando contribuir para a aplicação da lei e controlar o desmatamento ilegal, considere fazer uma doação para apoiar o trabalho dessa ONG para colaborar com o trabalho focado em nosso bioma. Quando você visita o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, também está ajudando na conservação das aves ameaçadas de extinção do bioma Mata Atlântica. Continue nos acompanhando nas redes sociais, onde sempre trazemos dicas para você poder se engajar mais e mais na conservação da nossa casa!

Please follow and like us: