BASTIDORES DO PARQUE | Água limpinha com os filtros biológicos

Quando você admira essa água cristalina aí da foto, consegue imaginar o longo processo pelo qual ela passou até chegar nesse resultado? Bem, ele é longo, mas muito simples, barato e ecologicamente correto, além de ter sido totalmente desenvolvido aqui mesmo, no Parque das Aves. Os responsáveis pela água limpinha dos lagos artificiais dos recintos do Parque são os nove filtros biológicos que possuímos, que tratam a água que vai ser utilizada pelos animais para se hidratar e tomar aquele banho gostoso.

filtroesquema
1 – Tanque de água / 2 – Tubos de lâmpadas ultravioleta / 3 – Lago de água tratada

Mas como o filtro biológico do Parque funciona? A ideia é bem mais simples do que parece, mas deu uma trabalheira danada para desenvolver. O ponto principal para que a água fique limpa, hoje, é a utilização de espuma porosa. Mas, no começo, usávamos inúmeras redes plásticas para frutas, enroladas em formato de bolinha. Infelizmente, o resultado não era tão satisfatório, e só melhorou quando tivemos a ideia de comprar espuma porosa para efetuar a filtragem. O único problema, que acaba se transformando em um lindo mutirão de trabalho, é quando a espuma tem de ser trocada. Ela é comprada em um bloco imenso, que tem que ser despedaçado antes da espuma ser inserida no filtro. Ainda bem que a equipe do Parque das Aves gosta de trabalhar em família e tudo fica prontinho em pouco tempo.

filtro01
Tanque de água.

O processo de filtragem tem início no reservatório, com a bomba transportando a água para o tanque, onde ela é filtrada pela espuma porosa, que absorve toda a sujeira. Um ponto importante nesta etapa de filtragem pela espuma é que bactérias boas estão presentes nesta área, e são elas as responsáveis pela destruição das bactérias prejudiciais e da sujeira. A água já sai do tanque limpa e então vai, através de canos, para um tubo com lâmpadas ultravioletas e drenos, que destroem algas. Ela então volta novamente para a bomba e o ciclo é iniciado novamente. E a água tem que passar por esse processamento pelo menos quatro vezes ao dia.

filtro02
Tubos de luz ultravioleta.

Um detalhe muito importante é que com o filtro biológico economizamos muitos litros de recursos naturais, pois a água que circula do filtro para os lagos artificiais é a mesma por muito tempo. Ela só é realmente trocada quando o filtro é limpado, e o lago pode ficar com a mesma água por até três anos.

filtro03
Água percorrendo caminho até chegar ao lago.
Please follow and like us: