Ações educativas do Projeto Papagaio-chauá em Minas Gerais agora contam com bolsa internacional de apoio

Diante da necessidade de fortalecimento das atividades voltadas ao engajamento da comunidade local, o Projeto Papagaio-Chauá começou a desenvolver um componente educativo.

Componente educativo é imprescindível para um projeto de conservação

Isso porque a conservação da natureza depende 100% do envolvimento das pessoas, e não poderia ser diferente no caso do papagaio-chauá. E era preciso elaborar de forma mais eficiente e comprometida as suas ações de educação, principalmente para buscar uma maior conexão das comunidades com essa espécie ameaçada e tudo o que a envolve

Para isso, a região de Águas Formosas, onde o projeto tem atuado desde 2017, foi escolhida como a região mais apropriada para o início da execução dessas atividades. Afinal, em dezembro do ano passado, já haviam sido identificados estudantes locais interessados em se aprofundar no assunto. Eram os Guardiões do Chauá.

Região de Águas Formosas, MG

Com essa proposta, o Projeto Papagaio-chauá foi contemplado com uma bolsa internacional de apoio para a execução de atividades educativas. Com a confirmação desse apoio, foi possível realizar um diagnóstico socioambiental de Águas Formosas/MG no mês de maio e assim planejar a atuação com três públicos distintos: professores, famílias de uma comunidade rural e os “Guardiões do Chauá”, sendo que as atividades foram formatadas de forma personalizada para as necessidades locais para cada um desses públicos.

Alunos da região e pesquisadores do Projeto Papagaio-chauá

Essa bolsa de apoio possibilitou ainda o desenvolvimento de um aplicativo de celular como ferramenta de apoio às atividades propostas para a comunidade. Esse aplicativo permite que os usuários registrem em tempo real os avistamentos de papagaios nessa região, possibilitando uma participação mais ativa da comunidade. Além disso, ele é um importante elemento da metodologia de ciência cidadã (citizen science), que é a base desse componente educativo.

Observação de aves e computação de dados no novo aplicativo

Diante dessa incrível experiência, o Projeto Papagaio-chauá tem a intenção de conseguir desenvolver resultados satisfatórios que possam ser ampliados e replicados em diversas comunidades tendo esta e outras espécies como foco principal.

Observação de aves

Aguarde mais novidades em breve 😀

Please follow and like us: