Importância da Educação Ambiental para o futuro do Meio Ambiente

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para que as pessoas construam valores e atitudes sustentáveis em seu dia a dia, e protejam o ambiente como um todo. Ela pode ocorrer em diversos ambientes que visitamos, divididos em três categorias: ambientes de educação formal (escolas, universidades), não-formal (museus, zoológicos, aquários, jardins botânicos) e informal (na família, na igreja, no cinema, meios de comunicação, etc).

Vivemos em um mundo que está constantemente ameaçado por ações humanas: desmatamento desenfreado, queimadas, poluição das águas e do ar, tráfico de animais, caça ilegal, entre outros. Neste cenário, os zoológicos modernos são ambientes de educação não-formal muito importantes, pois conectam as pessoas com a fauna e flora ameaçadas por estas ações. Assim, eles ajudam a mudar a forma de se enxergar a natureza e incentivar que as espécies sejam protegidas da extinção.

Para isso, os zoológicos podem oferecer atividades educativas para diversos públicos. No Parque das Aves, por exemplo, criamos conexão com a natureza por meio de visitas guiadas, exposições, oficinas, formação de professores, colônia de férias, cursos e visitas técnicas, atividades que promovem o encantamento pela natureza e a biodiversidade do nosso país.

O nosso Departamento de Educação Ambiental possui 30 colaboradores, entre coordenação, assistente, educadores, mediadores de trilha e estagiários. Todos engajados em comunicar uma mensagem de conservação da Mata Atlântica aos nossos 800 mil visitantes e 35 mil alunos de escolas públicas e privadas anualmente.

O departamento acredita na Educação Ambiental Crítica, uma das diversas perspectivas de atuação da Educação Ambiental. Uma das prioridades da EA Crítica é construir atividades que promovam reflexão sobre como os problemas socioambientais estão conectados com o cenário histórico, econômico, social, político e geográfico de cada local. Isso significa que, sem compreender como todos estes aspectos de nossas vidas estão relacionados com as ameaças à natureza, não poderemos resolver questões ambientais.

Assim, o Parque das Aves trabalha com ações que proporcionam um sentimento de pertencimento com a Mata Atlântica, que abriga a maioria dos brasileiros. Ele apresenta quais são as pressões que esse bioma tem sofrido ao longo dos anos, e como as pessoas podem se engajar no dia a dia para a conservação das espécies de plantas e animais, muitas das quais existem somente na Mata Atlântica.

Por meio de atitudes diárias, incentivadas por ações de Educação Ambiental, podemos colaborar com a proteção do nosso bioma, afinal, a Mata Atlântica também é o nosso habitat!