Aves polinizadoras – Beija-flor

Quando estão buscando o néctar no fundo das flores, os beija-flores levam no bico grãos de pólen entre flores masculinas e femininas, ajudando na reprodução das plantas. Eles são tão importantes, que muitas flores ficam abertas e acessíveis durante o dia justamente porque essas aves são animais diurnos. Os beija-flores geralmente preferem as flores de cores vibrantes, como vermelho, rosa, amarelo e laranja, e as flores longas, em formato de tubo, nas quais os bicos compridos se encaixam melhor.

Beija-flor-de-banda-branca (Amazilia versicolor)

Existem mais de 300 espécies de beija-flores, e eles podem ser encontrados apenas nas Américas, do Alasca até o Chile. Porém, nem todas as espécies de beija-flores são boas polinizadoras. Uma espécie muito interessante é o besourinho-da-mata (Phaethornis ruber), que é um verdadeiro ladrãozinho de néctar: ao invés de polinizar a planta entrando pela abertura da flor, ele faz um furo diretamente na base para retirar apenas o néctar! Apressadinho!

Besourinho-da-mata (Phaethornis ruber). Foto: Ciro Albano – retirada do Wiki Aves (https://www.wikiaves.com.br/108176&t=s&s=10596&tag=FOTOALIMENTACAO)