5 dicas para celebrar o Dia do Turismo Ecológico

Depois de vários meses sem viajar, os brasileiros voltam novamente a se aventurar principalmente pelo Brasil. E como hoje é Dia do Turismo Ecológico, nada melhor do que celebrar a data hoje, e todos os outros dias do ano, da melhor maneira: se conectando com a natureza!

Foto: Pixabay

1. Visite uma Unidade de Conservação

Você sabia que existem mais de 2.300 Unidades de Conservação, chamadas de UCs, no Brasil? Elas são áreas protegidas muito importantes para a preservação da fauna e da flora brasileiras.

E muitas delas estão abertas para visitação! Aqui em Foz do Iguaçu, você conhece o Parque Nacional do Iguaçu, um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da América Latina, que abrigam as famosas Cataratas do Iguaçu!

Como é muito importante conhecer para proteger, não deixe de visitar as UCs mais próximas da sua casa e ajudar a mantê-las.

Foto: Pixabay

2. Cuide e utilize as praças e áreas verdes na sua vizinhança

Toda área verde, por menor que seja, é muito importante e deve ser preservada. Cada árvore é essencial, e ajuda com sombra, embelezando sua rua e servindo de abrigo e alimento para diversas espécies. E as crianças podem aprender muito em pequenas expedições nestas áreas, tendo contato direto com a natureza desde cedo.

Além de utilizar essas áreas, ajude a mantê-las. Cobre ações da prefeitura, e faça mutirões com os vizinhos para plantar árvores, plantas, consertar briquedos, e criar um ambiente para que todos possam usufruir com segurança e alegria. Aproveite e confira estas dicas para aproveitar momentos em família na natureza.

3. Visite e apoie o trabalho de bons zoológicos

Bons zoológicos são instituições que trabalham os quatro pilares de um zoológico moderno: educação ambiental, conservação, pesquisa e lazer. Ou seja, sua visita a essas instituiç˜ões e a excelente oportunidade de aprender mais sobre o mundo natural é uma pequena parte do trabalho deles. E a maioria depende de recursos arrecadados para continuar seu trabalho.

Do ponto de vista da educação ambiental, pilar forte dentro do ecoturismo, os zoológicos podem oferecer uma grande contribuição à sociedade, mesmo que inicialmente não haja a intenção do visitante de fazer uma visita educativa. Há boas chances de que esse visitante termine o seu passeio sabendo mais sobre as questões ambientais que envolvem os animais ali presentes, sendo esse o primeiro passo para engajar pessoas na conservação das espécies.

Os zoológicos também são espaços especiais para atividades de observação de flora e fauna, assim como no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, onde você contempla as aves e ao mesmo tempo participa de exposições educativas sobre espécies e plantas da Mata Atlântica.

Foto: Pixabay

4. Pratique o turismo sustentável

Cada vez mais é necessário que avaliemos nossas ações e seus impactos para o meio ambiente, desde a separação do lixo até a escolha do que consumimos. E com viagens funciona da mesma forma. Que tal ser um viajante consciente, que aprende sobre a história do lugar que vai visitar, escolhendo lugares para se hospedar e se alimentar que beneficiem aquela comunidade, e leve do lugar apenas fotos e recordações? Dá pra começar hoje mesmo, no planejamento das suas próximas férias.

5. Pratique o birdwatching

Observar aves é um hobby que você pode começar no quintal da sua casa, e ir movendo para a praça do seu bairro, aquele parque na sua cidade, até procurar lugares específicos e guias para a prática. No início, basta ter muita paciência e um cadeno de notas para registrar o que você observa. Seu celular mesmo serve para tirar fotos e fazer vídeos para compartilhar com outras pessoas. E você ainda pode participar de grupos para divulgar suas descobertas, e aprender com outros observadores.

Aqui no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é possível ver algumas espécies de aves bem de pertinho, e observar detalhes únicos de cada uma: o tamanho do bico, as cores, os movimentos dos olhos, como bebem água, como se alimentam. Uma experiência única e inesquecível.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0