7 maneiras de você aproveitar a natureza na cidade

Morar na cidade é prático: estamos sempre próximos do trabalho, escolas, shoppings, restaurantes e todas as facilidades que a vida urbana pode oferecer. Mas, também é sinônimo de trânsito, poluição, barulho e estresse.

Buscar formas de como se conectar com a natureza em meio ao caos é uma maneira de trazer paz e equilíbrio para nosso dia a dia. O contato com árvores, plantas, flores e animais é muito importante e serve como uma recarga de energia, melhorando desde o humor até a saúde.

Pensando nisso, criamos um post para você deixar a agitação de lado e conhecer 7 formas de como se conectar com a natureza mesmo morando na cidade. Confira a seguir:

1. Abra as janelas

Abrir as janelas da casa, respirar um pouco de ar fresco e observar o céu: essa é uma das melhores formas de começar o dia. Seja ao acordar ou durante a tarde, deixar as janelas abertas permite que a luz do sol entre e o ar circule, dando aquele toque de vida ao ambiente.

Experimente dar uma pausa nas tarefas em casa e tirar alguns minutos do dia para observar o movimento das nuvens e as mudanças de cores no céu ao longo das horas: essa prática restaura as energias e traz uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Abra as janelas e deixe o ar e o sol entrarem. (foto: Unsplash – Natalia Figueredo).

2. Crie seu cantinho verde

Não é porque vivemos em casas e apartamentos que não podemos ter uma conexão com a natureza. Espalhar plantinhas pelos cômodos e pela decoração ou mesmo cultivar um jardim particular é um modo de trazer a natureza para mais perto. Além disso, cuidar das plantas pode ser um hobby prazeroso e divertido.

Existem diversas espécies que se desenvolvem bem em ambientes internos e precisam de pouca manutenção como samambaias, cactos e espadas-de-são-jorge. Plantas purificam o ar e deixam o ambiente mais colorido e aconchegante.

3. Visite um parque

Outra forma de manter a conexão com a natureza é visitar áreas abertas e parques na sua cidade. No Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é possível viver uma verdadeira experiência de imersão na Mata Atlântica: a trilha do Parque é cercada de mata nativa e, em alguns viveiros, como o Viveiro Cecropia periquitos e no Viveiro Cecropia tucanos, é possível observar e até alimentar aves. Já no Viveiro das Araras dá pra ver e sentir araras voando bem de pertinho.

Contato muito próximo a diversas aves resgatadas de tráfico e maus tratos.

Além disso, o Parque das Aves é um centro de conservação que recebe animais resgatados do tráfico e maus tratos, acolhendo aqueles que não podem mais retornar ao seu habitat natural.

4. Instale um bebedouro para aves na varanda

Quem não ama ouvir o canto dos pássaros? Ainda mais na janela de casa. Colocar bebedouros para pássaros na varanda ou na sacada é garantia de ter esses bichinhos sempre por perto para alegrar o ambiente.

Bebedouros e comedouros podem ser comprados em pet shops ou até mesmo feitos à mão com materiais recicláveis. Seja qual for a sua escolha, procure manter os recipientes sempre limpos, com água e frutas frescas. Depois, é só esperar que eles se aproximem para apreciar o banquete.

Bebedouro de beija-flores deve sempre ser muito bem limpo e mantido com água fresca todos os dias.

5. Faça um piquenique

O dia amanheceu ensolarado e você está com tempo livre? Que tal organizar um piquenique? Em dias quentes não há nada melhor que curtir um lanchinho ao lado de pessoas queridas em um lugar arborizado.

Você pode escolher um local como um parque, jardim botânico ou praça que tenha sombra, além de uma área para sentar ou colocar a toalha. Monte sua cesta com comidas e bebidas leves como frutas, sanduíches caseiros e sucos naturais.

Aproveite o piquenique ao ar livre e não se esqueça de levar uma sacola para recolher o lixo.

6. Mude sua rotina na hora do almoço

Que tal fazer algo diferente? Almoçar fora do escritório pode ser uma boa opção para mudar de ares e quebrar a rotina diária.

Você pode escolher um restaurante com varanda, uma lanchonete com mesas na calçada ou até um banquinho confortável em uma praça: o importante é aproveitar o ar livre e a luz do sol para recarregar as energias.

Em dias mais frios, passar um tempinho tomando sol é muito importante para aumentar os níveis de vitamina D, que melhora o humor e aumenta a disposição para enfrentar as tarefas da semana.

7. Faça exercícios ao ar livre

Gosta de se exercitar? Experimente trocar o ambiente da academia por exercícios ao ar livre. Seja em um parque ou calçadão, dá para fazer exercícios em qualquer lugar, mesmo sem equipamentos.

Caminhar, correr ou pular corda a céu aberto é prazeroso e a conexão com a natureza diminui os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, se exercitar ao ar livre traz muitas vantagens: diminui distrações, economiza tempo e dinheiro, e traz mais leveza para o seu dia.

Caminhadas em um parque ou área verde são revigorantes.

Aproveite a pista de caminhada da Av. Paraná para realizar seus exercícios. O local conta com quadra de basquete, futebol, quiosques e aparelhos de ginástica públicos. A avenida é uma das mais arborizadas da cidade, sendo a escolha perfeita para a prática de atividades físicas.

Gostou das dicas? Como você se conecta com a natureza no seu dia a dia? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Unsplash (Natalia Figueredo) | Acervo Parque das Aves

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
2
+1
3
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0