Tucanos: os queridinhos dos visitantes do Parque das Aves

O Viveiro Cecropia é o maior viveiro de aves do Brasil, possuindo quase meio hectare, totalmente integrado à nossa rica e exuberante Mata Atlântica. Ele foi dividido em dois grandes ambientes: no primeiro é possível observar quase 300 periquitos da Mata Atlântica, provenientes de resgate, e no segundo uma das espécies de aves mais queridas pelos visitantes, o tucano. 

O visitante pode tirar lindas fotos pertinho dos tucanos. Foto: Armando Abdias

Em uma área de mais de 2 mil metros quadrados, o visitante tem contato com 23 tucanos, sendo 2 araçaris-castanhos, 4 tucanos-de-bico-verde e 17 tucanos-toco, este último o mais conhecido e icônico dessa família de aves. 

O tucano-de-bico-verde é uma beleza a parte

Momentos únicos

As aves ficam entre os galhos das árvores, nos comedouros se alimentando, como também nos corrimãos da passarela. Nessa área você pode tirar ótimas fotos dos tucanos, além de observá-los bem de pertinho.

Além de serem muito carismáticos, os tucanos protagonizam diversos cenários incríveis para belíssimas fotos e vídeos no viveiro. É muito comum vê-los na borda do lago artificial bebendo água ou tomando banho. E se você tiver tempo, aconselhamos que fique por um momento observando suas características e comportamentos tão particulares. É uma cena digna de apreciação.

O tucano-toco tomando banho no lago

Outra coisa que chama muita atenção neste espaço são os comedouros. Eles ficam no alto, em plataformas suspensas do chão que são acionadas por meio de manivelas que o tratador usa quando coloca ou retira a alimentação das aves. Essa é uma técnica impressionante, que tem dado super certo por aqui.

Roberta, chefe da Divisão de Manejo, manuseando o comedouro dos tucanos

Os tucanos possuem um papel super importante para o desenvolvimento das florestas. Eles são grandes disseminadores de sementes, ajudando a plantar muitas árvores. A presença desses animais aumenta a diversidade de plantas na floresta, e cada espécie espalha sementes diversas em lugares diferentes da floresta: no interior da mata, na borda, etc.

Lembre-se: tudo está conectado!

Visite o Viveiro Cecropia e aprenda mais sobre essa espécie incrível!

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
17
+1
3
+1
2
+1
2
+1
1
+1
1
+1
1