6 Destinos de Ecoturismo Incríveis para Conhecer no Sul do Brasil

Mulher no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

O Sul do país é recheado de destinos de ecoturismo. Nessa região estão localizados atrativos de natureza visitados por turistas do mundo todo que se destacam por sua beleza natural, preservação ambiental e atividades reenergizantes.

Neste post, reunimos 6 destinos de ecoturismo na Região Sul do país para você explorar e se apaixonar ainda mais pelo nosso Brasil na sua próxima viagem. Confira!

Ilha do Mel – PR

A Ilha do Mel é um verdadeiro paraíso dos amantes de ecoturismo. Ela está localizada no município de Paranaguá e atrai pessoas de todas as idades que buscam uma conexão única com a natureza e a Mata Atlântica. As belas praias são um deleite para os olhos e proporcionam uma imersão total na natureza.

Muitos pontos dentro da ilha são locais de preservação e, para evitar a degradação, é proibida a utilização de veículos automotores e o número de visitantes é limitado. Vale muito a pena planejar um roteiro para esse destino de ecoturismo e incluir os pontos da ilha abertos à visitação.

O acesso só é feito de barco, e existem 4 pequenas vilas que podem ser visitadas por trilhas: Nova Brasília, Farol, Encantadas e Fortaleza.

Tucano no Parque das Aves

Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu, com certeza, é um daqueles locais que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida. Além das belíssimas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, existem outras opções do que fazer em Foz do Iguaçu que atraem turistas de todas as partes.

Um desses atrativos é o Parque de Aves, o maior parque de aves da América Latina, que oferece uma experiência inesquecível para os amantes de ecoturismo. Além de conhecer as aves da Mata Atlântica e desfrutar de um espaço cercado de natureza, o Parque também é uma importante unidade de conservação que abriga cerca de 1500 aves, de 140 espécies, a maioria resgatada do tráfico animal.

Você vai conhecer de perto todo trabalho desenvolvido por lá e verá muitas cores a cada passo que der na trilha. São tucanos, araras, borboletas e muitas outras espécies que encantam mais 900 mil visitantes todos os anos.

Serra do Rio do Rastro – SC

A Serra do Rio do Rastro é uma das mais lindas rodovias do mundo e fica próxima de atrações incríveis. O destino de ecoturismo na serra catarinense possui várias opções para quem gosta de estar bem perto da natureza. A abundância do verde da Mata Atlântica é o que mais chama a atenção, além, é claro, de lindos cânions, cachoeiras e grutas, um prato cheio para os aventureiros.

Ela está localizada entre os municípios de Bom Jardim e Lauro Muller e possui 256 curvas. Durante os 35 quilômetros é possível contemplar uma paisagem exuberante, cercada por paredões rochosos.

Por lá, não faltam opções do que fazer: você pode visitar cânions, fazer muitas trilhas, pedalar e encontrar quedas d’água lindíssimas. A paisagem e as fotos serão de tirar o fôlego.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, RS

Cambará do Sul – RS

A cidade abriga cânions famosos do Brasil. Dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra está o cânion de Itaimbezinho, com paredões de 720 metros de altura e 6 quilômetros de extensão, coberto por araucárias, árvore típica da Mata Atlântica do Sul do Brasil. Outro cânion lindo por lá  é o Fortaleza, com uma vista de tirar o fôlego!

Dentro do parque é possível fazer trilhas e ver de perto cascatas, molhar os pés na água e se impressionar com as belezas e as vastas paisagens. O maior cânion da América Latina é um paraíso do ecoturismo na Serra Gaúcha, que vale a pena visitar.

Urubici – SC

Esse destino de ecoturismo é conhecido por suas belezas naturais. Cheia de cânions, serras, cachoeiras e muitos outros passeios, quem gosta de se aventurar pode colocar a cidade no roteiro sem medo.

O local também é um bom destino para quem quer descansar em um ambiente interiorano. Alguns locais que você precisa conhecer dentro da cidade são: Cachoeira do Avencal, Serra do Corvo Branco, Morro da Igreja, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Sítio Arqueológico. 

Se você é apaixonado pelo frio, então pode preparar o casaco, pois o destino é um dos mais gelados do país, e o que não faltam são opções gastronômicas deliciosas, tudo acompanhado de paisagens exuberantes.

Gramado e Canela – RS

Próximos um do outro, esses dois destinos são queridinhos pelos turistas. Gramado é uma cidade com arquitetura e costumes muito particulares, além do friozinho que conquista os turistas. Existem opções gastronômicas e de lazer incríveis para conhecer a cultura local, mas o destaque do ecoturismo está na cidade vizinha, Canela.

Lá está localizado o Parque do Caracol, uma opção de contato com a natureza que possui uma beleza única. A unidade de conservação possui 25 hectares e uma cascata de 131 metros de altura que deixa qualquer um admirado.

Você poderá fazer trilhas e ver a cascata mais de perto em bondinhos aéreos, ter contato com a fauna e flora local, e muito mais.

Qual desses destinos de ecoturismo você ficou com vontade de conhecer? Compartilhe conosco nos comentários! 

Imagens: Divulgação Parque das Aves; Flickr (MTUR/Renato Soares); Governo do Estado do Paraná

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0