Conheça os bastidores das mídias sociais do Parque das Aves

em

Antes de começar o texto, gostaríamos de perguntar uma coisa: você gosta das postagens aqui do blog, Facebook e Instagram do Parque das Aves? Pode parecer algo simples, mas por trás de todo o conteúdo compartilhado nesses canais há uma equipe inteira que se dedica a produzir textos, fotos e vídeos especialmente pensados para você. E além de nos empenharmos para que o público se encante e se divirta com o nosso conteúdo, sempre buscamos ensiná-lo!

E foi pensando principalmente nisso que, em 2019, criamos o Grupo de Trabalho (GT) de Educomunicação, composto por integrantes dos departamentos de Educação Ambiental e de Comunicações. O grupo foi criado para agregar ainda mais aos conteúdos publicados nas mídias sociais do Parque, tornando algumas postagens mais educativas e comunicadas de forma mais fácil para todos que nos acompanham.

O GT realiza uma reunião mensal para discutir e propor temas que serão abordados ao longo do mês, com base nos interesses dos nossos seguidores, e tendo como principal foco a Mata Atlântica e suas espécies. É definido um cronograma de postagens, levando em consideração os melhores dias da semana e horários. Tudo para que os posts tenham o melhor alcance possível.

Equipe de Educação Ambiental 

Antes de produzir os materiais a serem divulgados nas mídias sociais, é muito importante que quem esteja escrevendo o texto tenha conhecimento sobre o assunto, para que as informações sejam sempre precisas, coerentes e baseadas em fontes confiáveis.

E é nesse momento que o Departamento de Educação Ambiental é muito importante, pois ele traz todo o conhecimento teórico sobre diversos assuntos que envolvem o meio ambiente. A equipe do GT é composta pelo Lhuan, Sarah e Jaqueline, que realizam diversas pesquisas e validam informações com especialistas para que tudo seja passado da forma mais correta possível.

Equipe de Comunicações

Dentro do GT, a Dominique e Amanda, integrantes do Departamento de Comunicações, atuam com toda a parte de comunicação digital. Dentre algumas de suas atividades estão o reconhecimento de público, o monitoramento das postagens, além da produção de materiais turísticos e institucionais, buscando sempre observar quais são os interesses dos seguidores.

É também feita a revisão dos textos, para que todos estejam claros ao leitor, tornando o conteúdo realmente acessível. Em conjunto com a equipe de comunicação do GT, o Departamento de Comunicações também produz as fotos e os vídeos utilizados nas postagens, além de interagir com o público nas mídias sociais.

O trabalho

Como ambos os departamentos ficam em salas separadas, é muito importante que as informações estejam facilmente acessíveis para todos. Assim, criamos uma pasta compartilhada no Google Drive, o que permite que os diversos integrantes leiam e editem as planilhas e os textos coletivamente, de onde estiverem.

O GT se tornou um experimento de colaboração entre departamentos para enriquecer ainda mais o trabalho do Parque nas mídias sociais, compartilhando conhecimentos entre todos os envolvidos. É um esforço conjunto para engajar e aproximar você ainda mais do Parque das Aves e da nossa Mata Atlântica!

E você? Já está seguindo as redes sociais do Parque das Aves? Nos acompanhe nesses links:

Facebook – https://www.facebook.com/parquedasaves/

Instagram – https://www.instagram.com/parquedasaves/

Blog – https://blog.parquedasaves.com.br/

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
1
+1
8
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0