Na escola, na rua, no campo, na praia, na estrada, na floresta. Todos esses lugares tem uma coisa em comum: neles é possível observar aves! Porém, para muitas pessoas, pode ser difícil identificar a espécie que estão vendo. Por isso, temos algumas dicas para te ajudar a reconhecer as espécies de aves que você observa por onde passa! Vamos lá?
1. Faça registros da ave que está observando
Ao observar uma ave, fotografe-a com bastante atenção, de diversos ângulos, e se puder, grave o seu canto. Além disso, sempre leve um bloquinho de anotações com você e registre algumas informações sobre a aparência da ave e o seu comportamento. Por meio de perguntas, é possível ir por eliminatória e diminuir a quantidade de possíveis espécies até encontrar a correta. Você pode se perguntar coisas como:
- Qual o formato do corpo da ave? Esbelto ou robusto? Longo ou curto?
- Suas pernas são longas ou curtas? De que formato são seus dedos e unhas?
- Seu bico é reto ou curvo? Fino ou grosso? De qual cor?
- E o formato das asas? Ela voa sozinha ou aos pares? Em bandos dispersos ou numa formação específica? Foi vista planando, ou voando numa trajetória ondulada ou reta?
- Onde ela está se empoleirando?
- Estava fazendo um ninho? Onde? Construído com qual material? Quantos ovos continha?
- A ave está se alimentando? De que?
- Você também pode fazer comparações com outras aves que você já conhece:
- A ave é maior ou menor que um pardal? Ou uma pomba? É maior ou menor que um urubu? Quanto ela é maior ou menor?

2. Use um guia de observação de aves
Essa é uma maneira ótima de identificar esses animais, especialmente em locais onde não há internet. Ao adquirir um guia, leve em consideração o local onde você costuma fazer suas observações (o seu estado, por exemplo). Agora, se você viaja para vários locais, um guia mais abrangente é a melhor escolha, especialmente se refletir o bioma onde as aves estão sendo observadas.
As imagens do guia contribuem muito na hora de identificar as aves, mas não leve apenas isso em conta, busque também informações sobre a alimentação da ave, como faz seu ninho, a época de reprodução e tudo mais que possa ajudar a identificar a espécie.

Veja aqui alguns exemplos de guias interessantes:
Guias gratuitos
- Guia de Aves – Mata Atlântica do Brasil
- Guia de Aves
- Aves da Mata Atlântica do Nordeste
- Aves do litoral do Rio de Janeiro
- Guia Online de Observação de Aves – Espírito Santo
- Aves da cidade de São Paulo
- Mais materiais
Sugestões de livros
- Aves do Brasil – Mata Atlântica do Sudeste
- Aves Florestais do Brasil
- Aves aquáticas do Brasil – Principais espécies
3. Use a internet a seu favor!
Há muita informação interessante sobre aves na internet! Por serem facilmente observadas por qualquer pessoa em qualquer lugar, é possível que as mesmas espécies sejam identificadas diversas vezes em pontos diferentes. Veja onde buscar informações:
Grupos de Facebook
Uma maneira rápida de identificar esses animais é trocar ideia com pessoas que já tem mais experiência! Procure por fóruns ou espaços onde as pessoas podem pedir a identificação dos animais (seja por meio de fotos ou gravações de cantos). Essas pessoas podem ser pesquisadores ou profissionais da área, ou simplesmente adeptos da observação de aves como hobby (birdwatching).

Aplicativos e sites
Existem algumas plataformas digitais que podem te ajudar a identificar as aves. Veja alguns exemplos:
Wikiaves
É um site brasileiro de observadores de aves, que tem como objetivo apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, através de registros fotográficos e sonoros. No site, são cadastrados fotos e sons de espécies de aves que ocorrem no Brasil. Compare suas fotos com as do site, e busque registros de aves semelhantes nos mapas disponíveis. Saiba mais sobre como funciona essa plataforma aqui.

Merlin Bird ID
Esse aplicativo gratuito foi desenvolvido pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Por enquanto, o app permite que você identifique aves das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. O aplicativo disponibiliza duas formas para identificar aves:
A primeira opção é por meio de uma série de perguntas, como: “Quando você a viu?” “Qual o tamanho da ave?” e “Quais eram suas principais cores?”. Ao fim do questionário, o app mostra uma série de espécies que podem fechar com as características informadas. Já a segunda opção é enviar uma foto da ave no aplicativo, que então fornece uma lista de espécies mais prováveis.
O Merlin Bird ID é totalmente gratuito e está disponível para Android e IOS. Além disso, o aplicativo funciona sem internet! Veja em detalhes como ele funciona:
4. Dica Extra
Compartilhe sua lista de identificações em alguns aplicativos, como o Táxeus e o eBird. Eles estão disponíveis de forma totalmente gratuita para Android e IOS.

Gostou das dicas de identificação de aves? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostariam de saber nomear as espécies que observam na rotina deles!