9 árvores que atraem aves para você plantar em casa

Se você ama aves e quer receber a visita delas na sua casa, veja nossa lista de árvores que atraem aves para você plantar!

Todos que visitam o Parque das Aves sabem que aqui o contato com a natureza é surpreendente!

Como a trilha por onde o visitante passa está em meio à Mata Atlântica, bioma que cuidamos e protegemos, pode ser que você veja diversas espécies de aves, mamíferos e répteis que vivem na floresta e aparecem de surpresa!

Um dos motivos para os animais se sentirem tão em casa aqui é a quantidade de árvores frutíferas que plantamos em nossa propriedade.

Então, se você ama aves tanto quanto a gente, e quer receber a visita delas com mais frequência… recomendamos plantar árvores frutíferas em sua casa!

Por isso, para te ajudar a escolher a sua árvore, montamos uma lista muito especial! Qual delas terá um lugar no seu jardim, quintal ou varanda, heim?

1. Paineira (Chorisia speciosa)

Beija-flor próximo de uma paineira
A paineira é uma árvore majestosa, que pode chegar a ter 30 metros de altura! Essa é uma das mais lindas árvores que atraem aves. Foto: Valdison Aparecido Gil.

A paineira é uma árvore que existe em praticamente todo o Brasil.

Geralmente, suas lindas flores que são polinizadas por borboletas, beija-flores e morcegos.

Então, se houver uma paineira por perto, pare para reparar na grande quantidade de borboletas que voam próximas às flores… é realmente maravilhoso!

2. Hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus)

Beija-flor coletando o nectar de uma flor
Um pequeno beija-flor-rabo-branco-rubro fazendo uma manobra para beijar uma flor de hibisco-colibri – que não tem esse nome à toa! Foto: Ciro Albano.

O hibisco-colibri, também chamado de malvavisco, é um lindo arbusto que pode alcançar até 4 metros de altura. Então, é muito utilizado como cerca!

Por isso, é comum vê-lo em jardins, cercado de beija-flores, que também são conhecidos como colibris, que dão o nome à planta!

3. Goiaba (Psidium guajava)

Periquito comendo uma goiaba
A goiabeira é uma árvore amada por incontáveis aves – e pessoas! Essa é uma das mais queridas árvores que atraem aves. Foto: Octavio Campos Salles.

A goiabeira é uma árvore que está na memória de muitos brasileiros – principalmente por causa do personagem Chico Bento.

Quando ela frutifica, entre dezembro e março, se torna uma das árvores que atraem aves de vários tipos e tamanhos!

Além disso, pode ser utilizada para fazer sucos, doces, caldas e, claro, muita goiabada!

4. Pitangueira (Eugenia uniflora)

Um jacu em cima de uma pitangueira
Podemos observar diversas espécies de aves se alimentando nas pitangueiras, como os jacus. Foto: Gabi Heliodoro.

A pitangueira está presente em praticamente todos os biomas brasileiros!

Seu nome, de origem indígena, significa “vermelho rubro” – a cor de seus frutos!

Inclusive, esses frutos são adorados por diversas aves, como jacus, caturritas, bem-ti-vis, sabiás, cardeais, guaxes, saíras e sanhaçus.

Aliás, a pitanga também é ingrediente de vários cosméticos, geleias, sorvetes, licores e sucos. Então, agrada tanto aves como pessoas!

5. Canjerana (Cabralea oblongifolia)

Fruto da árvrore canjerana
O tucano-de-bico-verde é uma das ave que sempre podemos observar em uma canjerana. Foto: Martin Molz.

Os frutos da canjerana são muito nutritivos e chamam a atenção da bicharada. De fato, essa é uma das árvores que atraem aves com maior facilidade de dispersão!

Por isso, acaba sendo muito usada para reflorestamento e restauração ambiental. Bacana, né?

6. Tucaneira (Citharexylum myrianthum)

Frutos de uma árvore tucaneira
Muitos tucanos podem ser avistados se alimentado na tucaneira, espécie que ganhou esse nome por causa da ave! Foto: Ademir Carosia.

Popularmente conhecida por diversos nomes, a tucaneira também recebe o nome de “pau-viola”, “tarumã”, “pombeiro”, “baga-de-tucano” e “jacareúba”.

Por ser uma árvore pioneira, que se desenvolve rapidamente onde ainda não há outras árvores, a tucaneira é muito importante para o reflorestamento.

Afinal, conforme ela cresce, forma sombra para que outras espécies de árvores menos resistentes ao sol possam se desenvolver. Então, a floresta vai se formando, pouco a pouco!

Além disso, abelhas e outros polinizadores amam visitar as flores da tucaneira. Por isso, ter uma tucaneira em casa ajuda a proteger os insetos também!

Por fim, árvores que atraem aves ajudam a dispersar as sementes de outras espécies vegetais, trazidas no sistema digestivo das aves visitantes.

7. Jabuticabeira (Plinia cauliflora)

Periquito comendo uma jabuticaba
Os periquitos são algumas das muitas aves que frequentam jabuticabeiras. Foto: Site Flora Brasil.

Periquitos, tuins e saíras são algumas aves que adoram a jabuticaba! Além disso, é possível avistar macacos e outros mamíferos nessa árvore.

Deliciosos, esses frutinhos roxos também fazem sucesso entre humanos! De fato, são consumidos direto do caule, ou na forma de sucos, compotas e licores.

Além disso, são super saudáveis e ricos em substâncias antioxidantes, que protegem as nossas células.

8. Uvaia (Eugenia pyriformis)

Frutos de uma árvore de uvaia
Uvaia, fruto da Mata Atlântica com quatro vezes mais vitamina C que uma laranja! Foto: Doc Player – “A cultura da uvaieira”.

O nome da “uvaia”, que deriva do tupi, significa “fruto azedo”. Porém, independente disso, esse fruto é muito amado por aves como sanhaços, sabiás, saíras, tuins, papagaios e periquitos!

Inclusive, essa espécie está muito presente em projetos de reflorestamento: como a uvaia atrai diversos animais, que trazem sementes de outras árvores em seu sistema digestivo, ela ajuda a espalhar vida na floresta!

Além disso, você também pode usar a polpa da uvaia, que tem 4 vezes mais vitamina C do que uma laranja, em geléias, sucos, cervejas, sorvetes e iogurtes.

9. Laranja-de-macaco (Posoqueria latifolia)

Frutos de uma árvore de laranja-de-macaco
Uma laranja-de-macaco, fruto que, como o nome indica, é um dos favoritos desse animal. Foto: Milliken, W.

Como o próprio nome diz, macacos de diversas espécies (principalmente bugios) apreciam os frutos da laranja-de-macaco.

Assim, ela se tornam uma escolha perfeita para a recuperação de áreas degradadas. Afinal, os animais que se alimentam dos frutos dessa espécie espalham suas sementes, fazendo com que novas plantas cresçam!

Além disso, alguns estudos já indicam que a planta poderia ser usada para o desenvolvimento de produtos medicinais.

Para atrair mais aves, prefira árvores nativas

Antes de plantar as árvores no seu jardim, quintal ou varanda, é muito importante pesquisar em qual região cada espécie cresce e se desenvolve melhor.

Afinal, a Mata Atlântica é tão grande e sua flora é tão diversa que a distribuição de cada árvore pode variar muito ao longo do Brasil!

Por isso, ao preferir plantar árvores nativas da sua região, você aumenta as chances de que elas cresçam saudáveis. Assim, elas atraem ainda mais aves para a sua casa!

Além disso, as aves tendem a consumir mais daqueles frutos que já conhecem – como os que são nativos, claro!

Inclusive, alguns hortos municipais distribuem gratuitamente mudas nativas de cada localidade. No entanto, quando não houver essa opção, é fácil comprá-las em lojas físicas de jardinagem, viveiros de mudas e via internet.

Doe uma árvore para uma ave

Você ama aves… mas não tem espaço para plantar árvores? 

Então, faça uma doação para organizações que restauram a Mata Atlântica, como ApremaviA CopaíbaIniciativa Verde e SOS Mata Atlântica!

Assim, as árvores plantadas por você certamente servirão como alimento, abrigo ou ninho para algum ave!

Inclusive, algumas dessas instituições defendem as áreas de floresta mais antigas. Afinal, plantar mais árvores é extremamente necessário e as aves adoram, mas… árvores novas não substituem os serviços ambientais prestados por florestas maduras. Por isso, cuide muito bem da floresta que já existe, heim?

Aliás, para descobrir se a sua cidade está em área de Mata Atlântica, clique aqui e digite o nome do seu município!

Descubra as aves da Mata Atlântica

Em em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, que tal visitar o Parque das Aves e conhecer as aves da Mata Atlântica bem de pertinho? Inclusive, estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui!

O Parque das Aves é um espaço de conexão única com as aves da Mata Atlântica.
Foto: Equipe do Parque das Aves.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
454
+1
605
+1
138
+1
67
+1
13
+1
20
+1
11