Foz do Iguaçu com Crianças: Confira os Melhores Passeios na Natureza!

Família observando e alimentando papagaios no Parque das Aves

Um dos destinos mais procurados do Brasil é uma excelente opção para viajar com crianças. Além de encontrar muitos passeios na natureza, os pequenos também se divertem e aprendem sobre conscientização ambiental, história e ciência. Ir para Foz do Iguaçu com crianças significa passar as férias em família de um jeito divertido e enriquecedor.

Para te ajudar a planejar sua viagem, preparamos opções que não podem ficar fora da sua lista de melhores passeios em Foz do Iguaçu para levar crianças. Confira!

Passeio com Crianças: Parque das Aves

O maior parque de aves da América Latina está no topo dos passeios com crianças em Foz do Iguaçu, e existem boas razões para isso. No passeio tradicional, os pequenos irão se encantar com as araras, tucanos, flamingos, papagaios, borboletas e muitos outros animais que vivem no parque.

Além disso, seu filho vai ter uma verdadeira aula sobre conservação e cuidado com as espécies da Mata Atlântica. Tudo isso de uma forma lúdica e divertida. O Parque das Aves é um dos passeios em Foz do Iguaçu ideais para os pequenos em qualquer época do ano!

  • Backstage Experience: Além do passeio tradicional, é possível também interagir com as aves no Backstage Experience. Durante 1h30 de passeio, você e seu filho irão conhecer mais a fundo o trabalho de recuperação feito pelo Parque, além de poder alimentar algumas aves e entrar nos bastidores dos viveiros. Adulto ou criança, quem faz essa visita sempre sai encantado com a experiência!

Além dos passeios, o Parque também possui um Departamento de Educação Ambiental, focado em desenvolver atividades para conscientizar, engajar e gerar mudanças de atitudes. Por meio dele, cerca de 30 mil alunos da rede pública da região participam anualmente de programas de educação ambiental desenvolvidos no espaço.

Crianças visitando o Parque das Aves

Itaipu Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio é um excelente lugar para passear com crianças e aprender mais sobre conservação. Por lá, os pequenos conhecerão a fauna e flora local, incluindo quatis, jaguatiricas e jacarés.

O lugar é um espaço de preservação da Usina de Itaipu. Durante sua construção, no final dos anos 1970, vários animais ficaram desabrigados. O impacto ambiental foi percebido pela Usina e, em 1984, foi criado o Refúgio com o intuito de abrigar as espécies, recuperá-las e, se possível, integrá-las novamente à natureza.

Cataratas do Iguaçu

Não tem como falar de Foz e não incluir as Cataratas do Iguaçu. Elas também são um dos passeios em Foz do Iguaçu que não podem faltar no roteiro com a criançada. Os pequenos irão se encantar com os 1.500 metros cúbicos de água que escoam a cada segundo das 275 quedas d’água.

Além de ver umas das 7 Maravilhas da Natureza de pertinho e poder se molhar com os respingos das quedas (que os pequenos adoram!), ainda é possível ver de perto quatis e borboletas que vivem no Parque Nacional.

Se o seu filho gostar de aventura, um passeio incrível que pode ser feito de barco nas Cataratas é o Macuco Safari. Um verdadeiro banho com muita emoção e diversão.

Iguassu Secret Falls

As crianças vão amar esse passeio na natureza. Vocês terão a oportunidade de conhecer 11 cachoeiras em Foz do Iguaçu, todas propícias para banho. Algumas delas ficam em propriedades particulares e são desconhecidas pela maioria dos iguaçuenses e dos turistas.

São 4 trilhas percorridas, onde você e seu filho poderão recarregar as energias na natureza e aproveitar a hidromassagem natural das águas. Além disso, um guia acompanha os visitantes durante todo o passeio para dar informações sobre os locais e falar um pouco da fauna e flora local.

E não é só isso! O atrativo também inclui refeição e você pode optar por meio período ou pelo dia todo. Mas fique atento: crianças até 7 anos precisam dos cuidados dos pais ou responsáveis para fazer o passeio.

Menina no Polo Astronômico em Foz do Iguaçu

Dica extra: Polo Astronômico

Nossa dica extra convida você e seus filhos a investigar a natureza fora do nosso planeta. No passeio do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho seu filho vai se sentir um verdadeiro cientista.

Além de receber turistas que podem contemplar os planetas e constelações, o Polo também recebe muitos estudantes do ensino fundamental e médio, pois é um ótimo lugar para incentivar desde cedo o gosto pela ciência.

O Polo fica dentro do Parque Tecnológico Itaipu e lá é possível fazer observação a olho nu, via telescópio, por meio do planetário e aprender conceitos de astronomia.

Além disso, também há exposição de meteoritos, réplicas em miniatura de naves espaciais, simulador de sistema solar, protótipos e quadros com curiosidades dos planetas e constelações. Os visitantes embarcam em uma viagem pelo espaço! É ou não é para se sentir um cientista?

O que você achou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários se você conhece mais alguma atração na natureza em Foz do Iguaçu para fazer com crianças! 

Imagens: Divulgação Parque das Aves I Divulgação Itaipu

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
2
+1
2
+1
0
+1
1
+1
0
+1
1