5 dicas de presentes sustentáveis para o Natal

Presente embrulhado com papel pardo
Confira formas de presentear amigos e familiares gerando menos impacto ao meio ambiente

Com a chegada do final de ano, você já deve estar pensando em como presentear a pessoa que ama com uma linda lembrança de Natal, que sempre vem acompanhada de boas intenções e um futuro próspero! Porém, muitas vezes mesmo sem perceber, os presentes escolhidos podem causar diversos impactos negativos para a natureza. O próprio material do qual o presente é feito não é tão sustentável quanto poderia. Por exemplo, muitas vezes ele é fabricado super longe de onde você mora, está embrulhado em plásticos metalizados e coloridos, fechados em materiais que não são recicláveis ou simplesmente exageramos na quantidade de presente.

E que tal fazer diferente esse ano e presentear de uma maneira que não cause tanto impacto ao meio ambiente? Nada melhor do que esse cuidado para desejar um bom futuro, não é? Por isso, separamos algumas dicas muito importantes para ajudar você a escolher os presentes de final de ano!

1 – Presenteie com experiências, não com coisas

Quando você pergunta para alguém o que a faz feliz, geralmente são citados momentos e não coisas. Então, por que não presentear quem você ama com experiências das quais ela possa lembrar para sempre? Em vez de dar um item que você não sabe se a pessoa vai realmente gostar, sem saber se ela já tem ou que talvez ela nem precise, invista em presentes não materiais!

Surpreenda a pessoa com uma experiência significativa, como entrada para um show, cinema ou teatro; um jantar no restaurante favorito; um ingresso para um passeio surpresa em algum lugar bacana; um piquenique em um lugar especial; um tratamento estético ou uma sessão de massagem; uma inscrição para um curso ou palestra; uma assinatura mensal de livros ou de um serviço de filmes e séries online. Bom, opções diferentes e criativas é o que não falta!

Família caminhando em meio a mata no Parque das Aves
Presentear as pessoas com experiências ao invés de presentes materiais é uma maneira criativa e divertida de criar memórias felizes para quem você gosta

2 – Já pensou em fazer um presente?

Antes de sair comprando dezenas de presentes, pense em alguma habilidade que você já tenha e invista em presentes feitos por você! Lembre-se: o mais importante para a confecção do item é o amor e o carinho. Certamente, a pessoa que receber esse presente feito com tanta dedicação irá adorar!

Abaixo listamos alguma dicas que podem te inspirar:

  • Se você gosta de cozinhar, pode preparar o prato preferido da pessoa que será presenteada, como um potinho com doces, biscoitos, geleia ou bolo.
  • Se suas habilidades são artísticas, tente um desenho, uma pintura ou um móbile de origamis!
  • Quem sabe você possa criar e customizar peças e acessórios, como costuras, bordados, tricô ou crochê?
  • E se você criar um mini terrário?
  • Ou uma receita de sabonete artesanal super cheiroso?
  • Você ainda pode fazer um álbum com fotos e lembranças!
Biscoitos caseiros
Fazer um presente em casa – seja ele comida, uma peça de roupa ou um terrário – é uma forma gentil e carinhosa de dizer “lembrei de você”. Fonte: Theodora Confeitaria/Divulgação

3 – Vai comprar o presente? Faça uma escolha mais sustentável

Antes de comprar um presente, faça uma lista de quantas pessoas você deseja presentear. Do lado, escreva que tipo de presente você tem em mente e tente escolher um que realmente seja “a cara” do presenteado. Isso evita que o item fique jogado no canto do armário ou seja simplesmente descartado. Muitas pessoas têm o hábito de presentear com coisas que elas mesmas gostariam de ganhar e isso não é uma boa ideia, pois cada um tem um gosto diferente! Caso você não conheça bem o gosto da pessoa ou fique na dúvida, comprar um vale presente pode ser uma escolha sábia,  pois assim quem ganha o cartão pode escolher o que deseja. O planejamento das compras é muito importante, pois evita que você leve mais itens do que o necessário e acabe consumindo mais do que deveria.

Lista de pessoas para presentear
Planejar bem as suas compras de Natal evita que se compre mais presentes do que é realmente necessário, inclusive itens que na verdade não tem tanto a ver com a personalidade da pessoa que recebe o presente. Por isso eles acabam sendo descartados. Foto: Stock; The Knot

Sempre que for comprar algo, dê preferência para os produtos que são feitos na sua cidade ou região, especialmente de marcas menores ou artesanais, criados por amigos, colegas e parentes. É muito legal conhecer a pessoa que criou aquele produto, sabendo exatamente a origem dele, o que torna tudo muito mais especial e único. Além de apoiar a economia local, você também ajuda a minimizar as emissões de gás carbônico, já que a distância para transportar os itens é muito menor. Além disso, prefira matérias-primas que causam impactos menores ao meio ambiente, como produtos reciclados, artesanais, biodegradáveis ou certificados. Evite objetos de plástico, que necessitam de baterias e pilhas, e com partes de animais (penas, conchas, peles, dentes, etc)

4 – Atenção na hora da embalagem!

Quando as pessoas vão entregar os presentes, geralmente escolhem o papel de embrulho mais colorido e com laços decorativos. Mas já parou para pensar por quanto tempo esses embrulhos vão ser utilizados? E do que são feitos? O tempo de uso dos papéis de embrulho é muito curto e a quantidade de resíduos gerados é enorme. Só nos Estados Unidos, são geradas por volta de quatro milhões de toneladas de papel de embrulho apenas durante os feriados! Além disso, muitas embalagens de embrulho não são simples de reciclar ou sequer possível, já que elas geralmente são muito leves e cobertas com diversos tipos de tinta, películas plásticas ou metalizadas. 

Presente embrulhado com jornal
Na hora de presentear, prefira produtos reciclados, artesanais, biodegradáveis ou certificados. Foto: Fresh Ideen

Uma boa opção para substituir essas embalagens de presentes é utilizar uma caixa de papelão, sacola de papel, embalar com papel pardo, sacos de pão (limpos), jornal e até desenhos das crianças! Todas essas opções são recicláveis. E você não precisa de uma fita bonita para amarrar, pode usar um fio de lã, sisal,  se quiser.

Uma outra forma super ecológica de fazer um embrulho é envolver o presente com um tecido e amarrar as pontas. E esse tecido ainda pode ser reutilizado para outros fins  como guardanapo, lenço ou para envolver um outro presente. Se quiser conhecer algumas formas de dobrar tecidos para presentes, procure sobre a  técnica japonesafuroshiki, que pode ajudá-lo a criar embrulhos ainda mais bonitos!

Presente embrulhado com pano
Furoshiki é uma técnica japonesa que usa tecidos para envolver presentes. Foto: Mamamia

5 – Plantas: um presente fácil de achar e que não precisa embrulhar!

Muitas pessoas gostam de ganhar plantas, e na época do Natal isso se torna mais especial. Esse presente pode acompanhar a pessoa no novo ano que se inicia (e talvez nos próximos também!) e o presenteado vai lembrar de você todas as vezes que ver a plantinha se desenvolvendo.

Geralmente, quando pensamos em dar de presente uma planta, o que vem logo em mente são flores. Mas as opções de plantas também são muitas: vasinhos de temperos com orégano, manjericão ou alecrim são sempre úteis; uma pequena palmeira decorativa é resistente e fica linda em qualquer ambiente; um vaso com ganchos para suspender, acompanhado de um pacote de sementes de saladas ou tomatinhos, pode ser um sucesso.

Vaso com orégano plantado
Um vaso de temperinhos é um presente muito útil e fácil de achar. Foto: Elo7

Também considere o perfil da pessoa que irá receber a planta e avalie como é a casa dela. Se é alguém que vive sem tempo ou que viaja muito, considere espécies que precisam de menos atenção e cuidados, como os cactos. Se a pessoa tem um espaço onde a planta pode receber sol, vale pensar em suculentas, caso contrário um boa opção seria uma planta de sombra, como jiboia.

Agora, uma dica muito importante: prefira plantas que são nativas, assim você contribui na alimentação das abelhas! Sempre compre em lojas especializadas e jamais retire uma planta do ambiente natural para dar de presente! Os impactos na natureza são enormes.

Uma mulher entregando um vaso com flores para outra mulher
Plantas: um presente lindo, prático e que nem precisa de um embrulho. Foto: Blog Plantei

Você gostou das nossas dicas para escolher presentes mais sustentáveis? Que tal compartilhar essas dicas com mais pessoas para que possamos proteger a Mata Atlântica inclusive no Natal?

Foto de capa: Newshub

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
1
+1
1