Educador ambiental: o professor que conecta o ser humano com a natureza

No dia 15 de outubro, comemoramos duas datas super importantes: o Dia do Professor e o Dia do Educador Ambiental! E aqui no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, localizado ao lado das Cataratas do Iguaçu, temos cinco profissionais que atuam como educadores ambientais.

Esses profissionais trabalham na formação de indivíduos mais conectados com a natureza e engajados em atitudes em prol do cuidado e conservação do meio ambiente. Tudo por meio da construção de novos valores, habilidades e comportamentos.

Cinco educadores ambientais do Parque das Aves no espaço de Educação Ambiental
Equipe de educadores ambientais do Parque das Aves

Em um cenário em que o planeta resiste frente aos impactos ambientais, que refletem justamente a desconexão do ser humano com a natureza, os educadores ambientais trabalham para que tenhamos mudanças e avanços na proteção da natureza como um todo. Esse trabalho acontece de modo que valorize as demais formas de vida e preservando os recursos que serão necessários às próximas gerações.

Educadora ambiental mostrando a uma visitante formigas na árvore cecropia
O público que visita o Parque das Aves pode interagir com os educadores ambientais em diversas exposições temáticas ao longo da trilha

Para isso, devemos aprender a abordar as temáticas sob diversas facetas, incluindo aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, científicos, culturais e éticos. A pluralidade de visões é algo que deve ser valorizado dentro das nossas atividades educativas.

Para construir essas atividades, também devemos levar em consideração a realidade atual,  a diversidade cultural, o valor do diálogo e dos saberes populares. De uma forma que incentive a reflexão sobre a importância de respeitar e conviver bem com a natureza, estimulando a participação individual e coletiva, com discussões e ações relacionadas à questões ambientais. Ao estimular estas novas maneiras de ver o mundo, visamos superar a realidade em busca de uma maior harmonia entre pessoas e ambiente.

Educadora ambiental em frente a um grupo de alunos
Atividades que estimulam os sentidos ajudam a conectar as pessoas com a natureza

Para fortalecer ainda mais nossa atuação, também somos membros da IZE – International Zoo Educators Association ou, em português, Associação Internacional de Educadores de Zoológicos. Essa organização não governamental é responsável por encorajar zoológicos e aquários de todo o mundo a manterem programas educativos que engajem comportamentos sustentáveis nos seus visitantes.

Educardo ambiental conversando com um grupo a sua frente
Educadores ambientais podem atuar com públicos de todas as idades

As áreas de formação dos educadores ambientais podem ser muito variadas, e já falamos sobre a importância dessa transdisciplinaridade aqui no blog . Afinal, é exatamente essa variedade de olhares que ajuda a tornar as atividades educativas mais ricas e interessantes!

Desenvolver, planejar, executar e promover programas de educação ambiental faz parte do nosso dia a dia, além de analisar dados avaliativos para sabermos se esses programas estão sendo eficientes e criar estratégias educativas para torná-los ainda mais significativos.

Educadora ambiental sentada em cículo com crianças
Uma das educadoras ambientais de nossa equipe em atividade com as crianças do Clubinho Guardiões da Mata Atlântica, que faz parte dos programas de Educação Ambiental do Parque das Aves

Assim, no Parque das Aves os educadores ambientais são responsáveis por diferentes atividades, como realizar visitas educativas com escolas e universidades, elaborar os roteiros para estas visitas, criar exposições, oficinas e materiais educativos, elaborar e executar programas de formação de professores e outros educadores. A equipe também cria e executa a programação da nossa colônia de férias e de um clube de conservação para crianças (Clubinho Guardiões da Mata Atlântica), propondo estratégias educativas para projetos de conservação e educação em comunidades. Também auxilia em pesquisas no campo da educação ambiental em zoológicos, e até mesmo produz textos educativos para nossas mídias sociais e nosso blog (como esta postagem que você está lendo agora).

Equipe de Educação Ambiental realizando a brincadeira de binóculos com as mãos
Fazer binóculos com as mãos: uma divertida brincadeira que fazemos para que as pessoas olhem para cima e reparem nas aves que estão lá no alto

Parabéns aos colegas, e um abraço dos educadores ambientais do Parque das Aves!

E você? Já conheceu algum educador ambiental? Sabe o que ele faz no dia a dia para conectar as pessoas com a natureza? Compartilhe com a gente nos comentários!