Plantas da Mata Atlântica – A Palmeira-juçara (Euterpe edulis)

A palmeira-juçara (Euterpe edulis) é uma espécie muito importante da Mata Atlântica, que só é encontrada nesse bioma, e seus frutos alimentam mais de 70 espécies de animais silvestres, especialmente aves, macacos e roedores. Mas essa espécie quase foi extinta da natureza por conta da extração ilegal para a retirada da polpa do palmito.

Uma boa alternativa para as pessoas que trabalham com a extração do palmito-juçara é a coleta de seus coquinhos no lugar do palmito, que são utilizados para fazer sucos, pães, bolos, geleia e molhos, além de um creme semelhante ao açaí. Enquanto a palmeira-juçara demora de 8 a 15 anos para estar pronta para a extração do palmito e morre depois de ser cortada, os coquinhos podem ser coletados quando a árvore tem apenas 6 anos de vida e não é necessário cortá-la, o que a torna fonte de recurso durante muitos anos.

Além disso, depois de retirar a polpa dos frutos, as sementes podem ser usadas para o replantio de árvores em áreas degradadas, contribuindo para alimentar animais que por elas passarem.

Foto: Leonardo Casadei, retirada do WikiAves

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0