Importância dos zoológicos para a pesquisa

Mesmo nos dias atuais, ainda há muitas coisas que não sabemos sobre os animais. Felizmente, no zoológico podem ser feitas muitas descobertas sobre a vida deles, especialmente sobre comportamento, saúde, nutrição e reprodução de cada espécie, coisas que são muito mais complicadas de estudar na natureza.

Tucano-toco (Ramphastos toco)

Para localizar e monitorar um animal de vida livre pode ser difícil, caro, arriscado e demorado, e o animal pode viver em locais inacessíveis aos pesquisadores ou não haver dinheiro suficiente para manter os estudos por longos períodos. Dessa forma, os animais mantidos sob cuidados humanos podem contribuir muito para obtermos um conhecimento maior sobre nossas espécies e para que possamos conservá-las em seu ambiente natural.

Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)

No zoológico, também podem ser realizadas visitas técnicas, estágios e projetos de pesquisa de profissionais de inúmeras áreas, como Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia, Pedagogia, Comunicação e Arquitetura, entre outros.