Cuidando da Mata Atlântica – Projeto Albatroz

Como o próprio nome diz, a Mata Atlântica tem uma relação com o oceano Atlântico. Assim, mesmo em regiões de praia, podemos estar neste bioma. Por isso, hoje iremos falar um pouco sobre um projeto de conservação muito importante para aves que aparecem em nossas praias: o Projeto Albatroz.

Albatrozes são aves marinhas imensas, que voam muitos quilômetros sem se cansar, usando asas que podem chegar a mais de 3 metros! Existem 10 espécies de albatrozes no Brasil, mas essa beleza está ameaçada: com o uso do espinhel, um método de pesca onde uma longa linha cheia de anzóis flutua na água esperando pelos peixes, albatrozes acidentalmente ficam presos no espinhel e se afogam.

Por isso, uma parte muito importante do projeto é o apoio dos pescadores, que são incentivados a lançar o espinhel durante a noite (pois os albatrozes se alimentam de dia), colocar pedaços de chumbo nas linhas para as iscas afundarem mais rápido e usar toriline, uma linha com fitas coloridas, que funciona como um espantalho para as aves. Felizmente, o uso das três medidas ao mesmo tempo evita quase todas as capturas acidentais, salvando a vida de muitas aves.

Além disso, o Projeto Albatroz também possui diversas atividades de educação ambiental com estudantes e jovens, engajando-os com a proteção do ambiente marinho.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0