Biologia das Aves – Funções dos bicos das aves

A partir deste mês estaremos compartilhando alguma curiosidade interessante sobre as adaptações que as aves possuem para viver na natureza. E o nosso primeiro post é sobre as funções dos bicos das aves!

Os bicos servem para muitas funções: ajudam as aves a construir os ninhos, limpar as próprias asas ou os filhotes, e até a fazer cafuné em outro indivíduo do grupo! Mas, principalmente, eles servem para conseguir o alimento, e seu formato e tamanho influenciam em como essa tarefa vai ser desempenhada.

Por exemplo, o bico do flamingo possui pequenas placas que funcionam como peneiras para filtrar a água e separar os pequenos crustáceos dos quais ele se alimenta. Já o beija-flor possui um bico extremamente fino, com uma língua muito comprida para sugar o néctar das flores, colaborando com o processo de polinização. Por sua vez, o tucano possui um longo bico, perfeito para encaixar nos ocos das árvores e retirar ovos e filhotes de outras aves. Outro exemplo é o pica-pau, que possui um bico reto, perfeito para abrir buracos em árvores, removendo os insetos que vivem dentro da madeira.

Que ave tem um bico que chama a sua atenção? Conta pra gente nos comentários! 🤩

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0