Biologia das Aves – As penas

Continuando a nossa série mensal com curiosidades interessantes da anatomia das aves, hoje falaremos um pouquinho sobre penas!

Muitas vezes, é possível diferenciar de longe filhotes e adultos, ou machos e fêmeas, apenas olhando as penas de cada ave. Assim como as células da nossa pele, elas também se renovam frequentemente e caem naturalmente. Flexíveis, resistentes e bonitas, as penas são essenciais para diversas funções: elas ajudam as aves a se camuflarem no seu ambiente, a se aquecerem e a protegerem os filhotes. Auxiliam na flutuação de aves aquáticas e também servem para os machos chamarem a atenção das fêmeas durante o período de reprodução.

A função mais importante das penas é ajudar as aves a voarem. Porém, algumas aves, como o pinguim e a ema, também possuem penas, que servem para as outras funções. Aqui no Parque das Aves, você poderá conhecer dois casuares: o Cazuza e o Juvenal! Eles são aves muito grandes, que não voam, e suas penas são tão finas que muitos visitantes pensam que eles têm pelos!

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0