Ameaçados da MA – A caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum)

Você provavelmente não deve conhecer essa ave, pois atualmente ela está considerada Criticamente Ameaçada (CR), e não há registros dela nas últimas décadas. Essa é a caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), uma ave endêmica Mata Atlântica, ou seja, que só existe nesse bioma.

A caburé-de-pernambuco está na lista das 120 espécies e subespécies de aves ameaçadas de extinção da Mata Atlântica. De acordo com pesquisadores, a espécie já ocorreu em alguma região da Bahia durante a primeira metade do século de 19, se extinguindo após a destruição quase total da Mata Atlântica baiana (especialmente no norte da BA). E é por isso que não existem fotos da pequena coruja, apenas ilustrações.

Sua descrição é feita baseada nas aves caburé-da-amazônia e caburé-miudinho, duas espécies muito parecidas com ela, havendo pequenas diferenças de coloração e vocalização. A espécie possui duas manchas na parte de trás da cabeça, parecendo “olhos falsos”. Esses olhos falsos da nuca, que simulam um rosto, servem para confundir suas presas, aumentando as oportunidades de caça da coruja.

Fonte: Wiki Aves
Ilustração de: Carl Christian Tofte

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0