Sabe aquele lugar encantado, de encher os olhos, que desperta as mais profundas e diversas emoções? Então, esse lugar tem nome e o estamos construindo especialmente para você: o Cecropia. Este recinto é um complexo de dois novos viveiros de imersão, que logo logo você poderá conhecer de pertinho. Construidos um ao lado do outro na metade da trilha, o Viveiro Cecropia é um dos maiores viveiros de imersão da América Latina! Ambos os recintos juntos possuem meio hectare de tamanho e toda a sua construção foi feita totalmente integrada com a mata. Então basicamente você estará dentro de um viveiro, mas sem perceber, pois é tanta natureza em volta que você se sentirá parte dela.

Cecropia é o nome científico de uma árvore muito especial para a Mata Atlântica: conhecido popularmente como embaúba (Cecropia Sp.). Essa é uma árvore que nasce em áreas degradadas, resistente ao sol, forte, e capaz de desenvolver-se mesmo em áreas de solo pobre em nutrientes. Ela também tem um papel fundamental para a regeneração das florestas, pois possibilita que outras plantas e árvores cresçam à sua sombra, além de alimentar aves e mamíferos com seus frutos , que dispersam suas sementes. A Cecropia também vive em simbiose com uma espécie de formiga, do gênero Azteca, criando juntas um ecossistema perfeito.

No primeiro viveiro do complexo Cecropia você poderá conferir de perto a interação de diversas espécies de periquitos de Mata Atlântica, provenientes de situações de resgate, com a Cecropia. E uma das grandes novidades é que você poderá alimentá-los à mão! Além disso, aprenderá mais e verá com seus próprios olhos como as formigas Azteca vivem dentro dessa incrível árvore e a defendem contra predadores.
No segundo viveiro, o destaque vai para os tucanos, considerados jardineiros das florestas por dispersarem sementes e trabalharem no reflorestamento de áreas degradadas, assim como as Cecropias. Você vai ficar pertinho dessas lindas aves e aprender ainda mais sobre elas.
O segundo viveiro ainda contará com uma colônia de formigas-cortadeiras, na segunda fase do complexo Cecropia. E um fato interessante é que as cortadeiras utilizam as folhas da Cecropia (e de outras árvores) para alimentar seus fungos.

O Cecropia tem previsão para inaugurar no início de janeiro de 2020, e será mais uma experiência inesquecível que você poderá viver aqui no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, localizado ao lado das Cataratas do Iguaçu.

É importante lembrar também que toda a construção dos viveiros está sendo feita pela nossa equipe de manutenção e obras, sem acesso a ruas ou grandes máquinas e sem derrubar árvores. Todos estão integrados à floresta, criando uma experiência ecologicamente profunda para aves e visitantes.