Muita emoção no censo do papagaio-de-cara-roxa

A censo do papagaio-de-cara-roxa acontece todos os anos em determinadas áreas de ocorrência da espécie. E, neste ano, o Parque das Aves teve a oportunidade de apoiar e participar do censo do na Ilha da Cotinga, no Paraná, um dos dormitórios com maior quantidade de papagaios-de-cara-roxa no Brasil. A contagem é importante para que o status da espécie na natureza seja atualizado.

O papagaio-de-cara-roxa vive exclusivamente no litoral sul de São Paulo e em todo o litoral do Paraná. É altamente dependente das ilhas desta região, pois as utiliza para se alimentar, fazer seus ninhos e também seus dormitórios. Ao longo dessa faixa de litoral, existem diversos dormitórios, para onde toda a população de papagaios-de-cara-roxa se desloca todos os dias no final da tarde, para passar a noite, saindo ao nascer do sol em busca de alimentos.

“Atuar no censo do papagaio-de-cara-roxa foi uma experiência incrível, uma atividade da qual é impossível separar a emoção de trabalho propriamente dito. Foi surpreendente a quantidade de papagaios registrados, o que nos faz abrir os olhos para a importância da conservação desta porção de mata atlântica litorânea, para esta e para várias outras espécies”, comenta Katlin Fernandes, bióloga que atua na Divisão de Conservação do Parque das Aves e participou da atividade pela primeira vez.

O espetáculo do deslocamento dos papagaios até os dormitórios e a saída pela manhã são momentos aproveitados para a realização da contagem anual de toda a população, já que é possível para as equipes do Projeto de Conservação do Papagaio de Cara Roxa e voluntários se posicionarem em 17 locais estratégicos, com boa visibilidade para realizar o registro. Além disso, o comportamento monogâmico dos papagaios ajuda bastante, pois a maioria voa em pares, facilitando a contagem quando os bandos se locomovem de um ponto a outro.

Mesmo sabendo que a Ilha da Cotinga é o dormitório com maior ocorrência de papagaios-de-cara-roxa no Brasil, a equipe teve uma grande surpresa, pois conseguiram contabilizar 4.071 indivíduos em uma das manhãs! Esse foi um número recorde desde o primeiro censo, realizado em 2002.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0