A dança do acasalamento dos flamingos

Feito um lindo balé cor-de-rosa, o flamingos têm um ritual bastante interessante no período reprodutivo. Um macho inicia alguns movimentos, que começam como um andar “pra lá e pra cá” e evoluem para uma dança coreografada, como se todos os flamingos estivessem fazendo aeróbica: asas esticadas, dobradas, marcha para a direita, marcha para a esquerda, todo mundo junto… É uma dança do acasalamento bem interessante 

A dança é muito barulhenta, mas perfeitamente coreografada. E durante os balanços os casais são formados, como se fosse a “hora da paquera”, então os machos têm que mostrar todos os seus movimentos para cativar as fêmeas.

E você tem grandes chances de presenciar essa linda cena em sua visita ao Parque das Aves, principalmente na primavera e no verão, pois os flamingos costumam repetir a dança várias vezes ao dia.

Veja abaixo algumas posições que os flamingos executam durante a dança (do livro “Flamingos – Behavior, Biology, and Relationship with Humans”, de Mathew J. Anderson):

Posições mais comuns na dança de acasalamento dos flamingos-africanos (conforme J. Anderson, Mathew: “Flamingos – Behavior, Biology, and Relationship with Humans”): 1. Saudação de asa (Wing-Salute), 2. Saudação de asa invertida (Inverted Wing-Salute), 3. Limpeza de penas com torção (Twist-Preening).
Posições mais comuns na dança de acasalamento dos flamingos-africanos (conforme J. Anderson, Mathew: “Flamingos – Behavior, Biology, and Relationship with Humans”): 1. Movimento de bandeira com a cabeça (Head-Flagging), 2. Alongamento da asa e da perna (Wing-Leg-Stretch), 3. Gancho (Hooking), 4. Fingir que se alimenta (False Feeding).
Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
5
+1
4
+1
0
+1
1
+1
1
+1
0