O Halloween chegou ao Parque das Aves!

A Divisão de Bem-estar Animal do Parque das Aves preparou muitas frutas doces e travessuras para as aves celebrarem o Halloween. São itens de enriquecimento ambiental temático que estão sendo ofertados durante todo o Dia das Bruxas. E quem estiver visitando o Parque neste dia poderá conferir de perto toda essa festa.

Arara-canindé comendo o item de enriquecimento que está dentro da abóbora

O enriquecimento ambiental já é uma atividade diária no Parque das Aves, sendo extremamente importante para o bem-estar físico e psicológico dos animais. A diferença é que nessa data ele traz atividades com temas referentes ao Halloween. “Nossa expectativa é que os visitantes aproveitem a experiência, pois para os animais o oferecimento de itens de enriquecimento já é rotina. O que muda é que os itens estão sendo oferecidos de maneira temática”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque.

Itens de enriquecimento ambiental (caixa de papel com feno e frutas cristalizadas)

Essa atividade fornece estímulos sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais através da oferta de frutas que não fazem parte da dieta regular, itens que promovem o comportamento natural das aves na procura de alimento, como picolés de frutas, e itens que permitam gastar os bicos, como móbiles de papelão, bambu e madeira. Além disso, a quantidade de enriquecimento precisa ser proporcional às aves no recinto, pois todas precisam ter acesso aos itens ofertados.

Araras do Viveirão interagindo com os itens de enriquecimento ambiental

O Parque das Aves sempre se preocupou com a qualidade de vida dos animais sob seus cuidados, focando seu trabalho no bem-estar animal. “Um animal tem um bom grau de bem-estar se estiver bem-nutrido, saudável fisicamente, em um ambiente adequado e livre para expressar comportamentos naturais”, comenta Paloma.

Arara-azul-grande interagindo com os itens de enriquecimento ambiental

A supervisora de enriquecimento ambiental, Roberta Manacero, preparou tudo com sua equipe para que o evento aconteça com sucesso. “O trabalho é intenso, afinal vamos oferecer itens para uma parte dos 1400 animais que vivem no Parque, mas a dedicação da equipe é fortemente recompensada quando verificamos o interesse deles. Não há nada que seja mais gratificante do que a manutenção do bem-estar animal aliada à participação dos visitantes do Parque!”

 

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0