BASTIDORES DO PARQUE | Maracanãs e o futuro da ararinha-azul

Você assistiu ao filme RIO? Então você deve lembrar do Blu, a ararinha-azul que é a estrela da animação. Estrela que está super ameaçada! A ararinha-azul está extinta na natureza, e hoje a única chance de recuperação da espécie é reproduzir as ararinhas que integram o programa de conservação da espécie, visando futuras reintroduções. O ICMBio coordena os esforços de recuperação da ararinha-azul através do Projeto Ararinha na Natureza. Hoje, existem 129 ararinhas sob cuidados humanos, e a esperança é que em alguns anos a espécie possa ser reintroduzida na natureza.

Maracanãs em Curaçá, Bahia
Maracanãs em Curaçá, Bahia

Uma das atividades desse programa é o Projeto Maracanãs, desenvolvido em Curaçá, no sertão da Bahia, onde viveram as últimas ararinhas-azuis, e onde elas serão reintroduzidas. O Projeto Maracanãs está estudando essa espécie, que é ecologicamente muito parecida com a ararinha-azul, para subsidiar as futuras ações de reintrodução das ararinhas.

Voluntários do Projeto Maracanã
Voluntários do Projeto Maracanã

O Parque das Aves não possui ararinhas-azuis, mas queremos fazer a nossa parte para ajudar a salvar essa espécie. Durante a última semana, nossa Diretora Técnica, a Yara Barros, foi para Curaçá acompanhar os trabalhos da equipe do Projeto Maracanãs e auxiliar nessa pesquisa. Ela levou para a região um equipamento que faz análises de bioquímica sanguínea. O quarto de hotel virou um laboratório e foram processadas análises de sangue tanto de filhotinhos de maracanãs que estão nos ninhos monitorados pela equipe do Projeto Maracanãs quanto de aves que são mantidas na região como pets.

A diretora técnica do Parque das Aves, Yara Barros, e um filhote de maracanã
A diretora técnica do Parque das Aves, Yara Barros, e um filhote de maracanã

Como a Yara morou na região por quatro anos, coordenando o Projeto Ararinha-Azul quando ainda havia uma ararinha na natureza, ela também deu uma palestra para os voluntários do Projeto Maracanãs e para os estudantes da cidade sobre os trabalhos que foram desenvolvidos na região durante os dez anos do Projeto Ararinha-Azul, encerrado em 2002.

Palestra da Yara aos voluntários do Projeto Maracanã
Palestra da Yara aos voluntários do Projeto Maracanã

Essa é uma forma de o Parque das Aves cooperar tanto com a realização da pesquisa quanto com a troca de experiências e ideias para ajudar na recuperação dessa espécie tão ameaçada. Desejamos super boa sorte ao Projeto Ararinha na Natureza e esperamos que ainda possamos ver ararinhas-azuis de volta nos céus da caatinga.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0