BASTIDORES DO PARQUE | Natal das Aves no Parque das Aves

O Natal é tempo de celebrar junto com a família, os amigos, os colegas de trabalho, agradecendo pelo ano que passou. E no Parque das Aves, os animais também comemoram essa data com a ajuda do Departamento de Bem-estar Animal. Neste ano, todos estão convidados para conferir o Natal das Aves, no dia 16/12, sexta-feira, em que serão oferecidos enriquecimentos ambientais temáticos para mais de 300 animais, de 69 espécies, entre aves, mamíferos e répteis.

Grupo de araras procurando frutas e sementes dentro das caixas de presente de Natal, em 2014.

Como o foco do Parque das Aves é o bem-estar físico e psicológico dos animais sob seus cuidados, o enriquecimento ambiental já é comumente ofertado no dia a dia. “Quando o visitante entra no Viveirão, por exemplo, ele pode observar diversos itens diferentes, como frutas que não fazem parte da dieta convencional dos animais, móbiles de caixa de ovo, cordas penduradas no teto, diversos tipos de poleiros (de materiais e espessuras diferentes) móveis ou fixos, entre outros”, comenta Paloma Bosso, especialista em bem-estar animal que presta consultoria ao Parque das Aves há muitos anos. “A diferença é que o enriquecimento desta sexta-feira, que vai acontecer às 10h e às 14h, vai ser temático. Mas não posso contar o que vamos oferecer, para não estragar a surpresa”, ela complementa.

dsc_3889
Arara-canindé se divertindo com o enriquecimento ambiental especial de Natal, em 2015.

O bem-estar animal é uma ciência que vem sendo melhor empregada em zoológicos de todo o mundo desde a década de 1970, mas só chegou ao Brasil no início dos anos 2000. O Parque das Aves sempre se preocupou com a qualidade de vida dos animais sob seus cuidados, mas foi a partir de 2010 que começou a focar no bem-estar animal de maneira mais profissional. “Um animal tem um bom grau de bem-estar se estiver bem-nutrido, saudável, confortável, seguro e livre para expressar comportamentos naturais, tudo isso sem sofrer dor, frustração ou estresse. Esse é o conceito das cinco liberdades”, comenta Paloma.

Lóris-arco-íris se refrescando com o enriquecimento ambiental especial de Natal, em 2015.

O enriquecimento ambiental está muito ligado a esses conceitos, pois é super importante para a promoção do bem-estar dos animais, fornecendo estímulos sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais. Entre as opções de enriquecimento diários oferecidos aos animais no Parque das Aves estão frutas que não fazem parte da dieta regular, pimenta, pipoca estourada sem sal, rolhas, picolés de frutas e móbiles de papelão, rolha, bambu e madeira, variando de acordo principalmente com o tamanho de cada espécie. Assim, aves maiores receberão castanhas inteiras, enquanto que para as menores elas vão estar parcialmente quebradas. Além disso, a quantidade de enriquecimento precisa se adaptar à quantidade de aves no recinto, pois todas precisam ter acesso aos itens oferecidos.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0