CARDEAL-AMARELO | Tem ovo no ninho <3

E depois de apenas 13 dias desde que os cardeais-amarelos foram levados aos viveiros, na manhã desse domingo, 9 de outubro, o senhor Francisco, tratador das aves, encontrou um ovo no ninho do casal menos provável dos quatro formados aqui no Parque. “Menos provável porque eles não apresentavam comportamento de casal, diferente do Romeu e da Julieta, e de outro casal que já estava ‘se paquerando’ antes mesmo de ir para o viveiro”, relata Francisco.

seu francisco
Seu Francisco, em frente a um dos viveiros de cardeais-amarelos.

Domingo cedo, Francisco entrou no viveiro, como faz todas as manhãs, para repor a alimentação dos cardeais. Ele ficou um pouco preocupado, pois não conseguiu localizar a fêmea imediatamente. Mas assim que olhou para um dos ninhos, em um canto do viveiro, pôde ver os olhinhos da ave espiando por entre as palhas da vassoura. “Foi aí que eu percebi que tinha ovo no ninho”, relata ele.

vassoura no ninho
A ideia sensacional do seu Francisco de colocar uma vassoura de palha ao redor do ninho.

Você deve estar se perguntando o que tem a palha de vassoura a ver com o ninho dessas aves, não é mesmo? Pois o seu Francisco instalou três ninhos diferentes no recinto dos cardeais-amarelos: o primeiro é um ninho básico, o segundo é uma cesta, tipo de ninho com o qual essas aves estão mais acostumadas, e o terceiro é um ninho básico dentro de uma vassoura desmontada. “Essa opção faz com que as aves se sintam mais seguras”, fala Francisco. E foi o ninho escolhido pelo casal que apresentou ovo nesse fim de semana, e Francisco relata que as aves estavam levando pequenos galhos e outros materiais de ninho para lá há alguns dias.

Ninho
Ninho visto de cima. Olha só como o casal trouxe material para o ninho.

Além dessa novidade, hoje cedo tivemos confirmação de que o ninho do Romeu e da Julieta também tem ovo! <3

ovo no ninho
Olha que lindo que é o ovinho <3


Se você quer saber mais sobre a história dessas aves, que correm perigo de extinção, visite esta postagem anterior em nosso blog: https://parquedasaves.wordpress.com/2016/09/23/cardeal-amarelo-8-cardeais-amarelos-lutando-pela-conservacao-da-especie/

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0