BASTIDORES DO PARQUE | Você saber diferenciar os mutuns do Parque?

Uns maiores, outros menores. Uns mais escuros, outros mais claros. Mas todos galantes e cheios de pose. Esses são os mutuns, uma espécie de ave da família Cracidae de grande porte que ocorre na América do Sul e na América Central. Ao todo existem 14 espécies de mutuns, e aqui no Parque das Aves temos cinco, que são: mutum-de-penacho, mutum-do-sudeste, mutum-cavalo, mutum-de-alagoas e mutum-do-norte.

mutum-de-penacho
Macho do mutum-de-penacho.

Eles são muito parecidos, em um primeiro momento, mas você vai ficar espantado como são diferentes depois de aprender mais sobre algumas de suas peculiaridades 😀

mutum-do-sudeste
Macho do mutum-do-sudeste.

O mutum-de-penacho mede cerca de 83 cm de comprimento e pesa 2,7 kg, enquanto o mutum-do-sudeste é um pouco maior e mais pesado, com 84 cm e 3,5 kg. As duas espécies são muito parecidas, pois, além de possuírem dimorfismo sexual (diferenças físicas marcantes entre fêmea e macho), os machos têm uma crista de penas negras e enroladas, com a plumagem também negra e a região abdominal de cor branca. As duas únicas diferenças visuais entre os dois são a cor do bico, que no mutum-de-penacho é amarela e no mutum-do-sudeste é vermelha, e também a extremidade das penas da cauda, que na do mutum-de-penacho é branca e na do mutum-do-sudeste é negra.

mutum-cavalo
Mutum-cavalo.

O mutum-cavalo, é o maior deles, pois chega a medir 89 cm de comprimento e pesar 3,8 kg, enquanto o mutum-de-alagoas tem 83 cm e pode pesar até 3 kg. Os dois também têm características bem similares, com as duas espécies apresentando plumagem negra. A diferença entre elas está no bico, que mesmo tendo a mesma coloração, apresenta uma carúncula (saliência fibrosa) no mutum-cavalo, que é ausente no bico do mutum-de-alagoas. Outra diferença é que o mutum-de-alagoas possui, na região perto do olho, uma plumagem branca, que identifica-se como sendo seu ouvido.

mutum-de-alagoas
Mutum-de-alagoas, ave extinta na natureza.

O mutum-do-norte, por sua vez, chega a 84 cm e possui penas negras na maior parte do corpo, com exceção da região do ventre e da ponta da cauda, que possui penas em tom castanho. Além disso, as pernas e os pés são avermelhados.

mutum-do-norte1
Mutum-do-norte.

Olha aí como eles são lindões!

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0