CARDEAL-AMARELO | Parque das Aves se junta ao programa de reprodução da ave

A diversidade de fauna e flora no Brasil faz com que ele seja um dos mais ricos em espécies no mundo. Por exemplo, o país possui mais de 1.834 espécies de aves, 234 que ocorrem apenas na região dos Campos Sulinos e Espinilho. Infelizmente, 160 espécies constam na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, 15 delas localizadas nessa região.

cardeal_1
Crédito das duas imagens: kuntha | Flickr

Dentre as aves dessa região está o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), uma espécie de porte médio, com cerca de 19,2 cm de comprimento, e cauda longa, de plumagem amarela com algumas manchas pretas. Atualmente, uma das poucas populações conhecidas se concentra no Parque Estadual do Espinilho e entorno imediato, onde existem menos de 100 indivíduos. A ave já era considerada escassa no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, mas agora, devido a captura e o comércio ilegal, a tendência é a extinção se nada for feito a respeito.

Assim, o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho foi elaborado pela ICMBio em 2011, e protocolos de manutenção e reprodução em cativeiro, reintrodução, avaliação sanitária, identificação de áreas de soltura e monitoramento de pré e pós-soltura para o cardeal-amarelo têm sido discutidos e elaborados desde então. E como foi identificada a necessidade imediata de criação de um programa de cativeiro para essa espécie, o Parque das Aves foi convidado a participar de seu programa de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza, que já vem acontecendo. O processo envolve seis estágios, dos quais três são o foco do programa:

  1. Fundação da população em cativeiro;

  2. Crescimento dessa população;

  3. Manejo dessa população ao longo de gerações.

Assim, nesta quarta-feira, dia 25,  a diretora-técnica do Parque das Aves, Yara Barros, vai pessoalmente buscar algumas aves no Rio Grande do Sul. O intuito é que as aves tenham uma viagem tranquila e cheguem em segurança ao Parque. Para tanto, compartimentos especiais foram desenvolvidos, com espaço suficiente para que os cardeais-amarelos sintam-se protegidos e confortáveis.

cardeal3

Acompanhe o blog e nossas redes sociais para receber mais notícias.

Como você se sentiu com este conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0