10 fatos incríveis sobre ovos de aves

Os ovos são muito importantes na natureza: servem de alimento para muitos animais, inclusive os humanos, e permitem a reprodução de insetos, peixes, anfíbios, répteis e aves. Na postagem de hoje, iremos contar 10 fatos muito interessantes sobre os ovos de aves que talvez sejam novidade para você!

1. Ovos podem ser encontrados em diversas formas, desde perfeitamente redondos, esféricos e até pontudos, em formato de pêra, que geralmente é encontrado em ovos colocados no chão, já que não podem rolar.

2. As cores dos ovos podem variar de branco puro a tons de azul, verde, cinza, bege, marrom, vermelho e laranja. Ovos aparentemente brancos podem ser coloridos quando observamos usando luz ultravioleta, que é como muitas aves enxergam!

3. Ovos colocados em ninhos fechados com frequência são brancos, mas ovos que são depositados em áreas abertas e no chão possuem disfarces para se camuflarem, com tons de preto, marrom, vermelho e roxo, além de muitas manchas de vários tamanhos.

4. Os maiores ovos entre as aves são os ovos de avestruz: em média, pesam 1 quilo e 300 gramas. O ovo de avestruz mais pesado do mundo chegou a pesar 2 quilos e 265 gramas! Isso é o equivalente de mais de doze ovos de galinha combinados.

Ovo de avestruz (Foto: paleospirit.com)

5. Já os menores ovos que existem são os ovos de beija-flores. Na espécie Mellisuga helenae, comumente conhecida como o beija-flor de helena, os ovos têm menos de 1 centímetro de comprimento e pesam menos de 1 grama!

Ovos de beija-flor no ninho (Foto: flickr)

6. A casca dos ovos contém poros que são muito importantes para a sobrevivência do embrião, já que permitem que o oxigênio entre e o gás carbônico saia.

7. Riquíssimos em proteínas, vitaminas e minerais, os ovos servem de alimento para muitos animais, como ratos, lagartos, raposas, felinos, gambás, serpentes, urubus, gralhas, corvos, tucanos e aves de rapina.

Serpente se alimentando de ovo (Foto: Fine Art America)

8. O período de incubação de ovos de aves pode variar de 10 dias, em pequenos passarinhos, a 67 dias, em pinguins. O clima e a temperatura do local tem um papel muito importante para definir quanto tempo um ovo demora para ser incubado.

9. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Bem, os ovos foram “inventados” antes das galinhas, pois dinossauros já colocavam ovos em ninhos muito antes delas existirem. Inclusive, haviam dinossauros, como os maiassauros, que se sentavam em seus ovos para aquecê-los, exatamente como as aves fazem. Já as aves evoluíram destes répteis antigos, então podemos afirmar que a galinha veio depois do ovo.

Reconstituição de ninho de Maiassauros (Foto: Wikipédia)

10.  Em alguns países, os ovos são retirados ilegalmente dos ninhos, tanto para consumo quanto para a venda dos filhotes. Um caso famoso no Brasil foi o envio de mais de 20 ovos, de 9 espécies de aves, que foram enviados para a Europa, e acabaram nascendo no Jardim de Zoológico de Lisboa. Esta prática criminosa prejudica muito as aves, especialmente as que já se encontram em perigo de extinção. Por isso, é muito importante não adquirir ovos nem filhotes de animais provenientes do tráfico de animais.