BASTIDORES DO PARQUE | Uma história de amor com final feliz

Além de histórias de resgate de animais, que chegam ao Parque das Aves em uma situação lastimável e, com muito esforço e dedicação de uma equipe que ama incondicionalmente os animais, se recuperam e podem viver aqui com qualidade de vida, temos também histórias de amor, como da Fofa e do Osvaldo.

A Fofa é uma arara-azul-grande que foi resgatada pelo IBAMA e está conosco desde 1999. Ela foi muito bem recebida por toda a equipe, e logo que chegou arrumou um parceiro. Foi amor à primeira vista! Eles se deram tão bem que tiveram um filhotinho logo em 2003, mas por serem “pais de primeira viagem” não conseguiram cuidar do pequeno e infelizmente ele acabou morrendo. Mas isso não abalou a relação do casal e eles seguiram parceiros.

Um ano depois, o companheiro de Fofa acabou morrendo, e ela ficou muito triste de ter perdido seu “primeiro amor”. Depois disso, ficou complicado  parear Fofa com outro macho, pois os psitacídeos, como araras e papagaios, são monogâmicos e escolhem um parceiro e os guardam para o resto de suas vidas.

Fizemos uma tentativa de pareá-la com um macho mais experiente, que chegou ao Parque em 1994, porém eles não tiveram afinidade e não reproduziram. Nós achamos que ela nunca mais iria gostar de alguém, até o Osvaldo aparecer. Ele nasceu aqui no Parque em 2005 e, após ser abandonado no ninho pelos pais, foi criado em nossa sala de filhotes.

Quando Osvaldo chegou à fase adulta, experimentamos colocá-lo junto com Fofa em um viveiro. E não é que deu super certo?! Logo no começo, vimos que estavam dando indícios de que tinham se gostado, já que mostraram muita afinidade e comportamento de casal. Eles até nos deram sinais de que preferiam o ninho no chão, pois começaram a cavar. Nas estações reprodutivas que se seguiram, eles ficavam juntos, mas não tinham filhotes. Então fizemos diversos exames laboratoriais e endoscopias, para ver se tinha alguma coisa errada, mas verificamos que eles estavam super saudáveis e que a falta de filhotes parecia ter um fundo emocional. Será que o casal nunca teria filhotes?

Mas aí, depois de oito anos juntos, Fofa e Osvaldo fizeram sua primeira postura nesta estação reprodutiva! Foi uma surpresa muito grande e gratificante para todos ver um ovo no ninho, que há muitos anos estava sempre vazio.
A família Parque das Aves fica muito feliz em ajudar na reprodução da arara-azul-grande, que está ameaçada de extinção. Agora vamos ficar na torcida para que os filhotes (já são dois ovos!) venham com saúde <3

Please follow and like us: