A Sala de Filhotes do Parque das Aves

Em 2000 foi estabelecido no Parque das Aves um local desenvolvido especialmente para cuidar de uma parte dos filhotes aqui nascidos: a Sala de Filhotes.

Mas por que apenas uma parte dos filhotes recebe cuidados nesse local? É que o Parque das Aves prefere o processo de criação natural, ou seja, aquele em que há o mínimo possível de interferência humana. Nesse processo, os pais cuidam de ovos e filhotes sozinhos, e nós apenas garantimos que eles tenham acesso a tudo que necessitam para que desempenhem tal tarefa, como ninhos, alimentação adequada e proteção.

No entanto, alguns casais não se mostram aptos a cuidar de seus ovos ou filhotes, especialmente quando são “pais de primeira viagem”. Nessas ocasiões, o time da Sala de Filhotes presta um auxílio muito importante para o nascimento e o cuidado dos filhotes. O local é equipado com incubadoras, onde os ovos passam por períodos de incubação variados, e unidades de tratamento para aves, as U.T.A.s, onde os filhotes passam períodos distintos de acordo com a espécie. Diversas planilhas podem ser também observadas no local, pois os técnicos fazem o monitoramento e o registro diário de cada um dos filhotes e ovos ali presentes. Atividades como a ovoscopia, que permite visualizar o desenvolvimento do embrião através de uma fonte de luz, e a pesagem dos filhotes são outros procedimentos que fazem parte da rotina dos funcionários que ali trabalham.

Nos últimos 5 anos, em média apenas 30% dos filhotes nascidos a cada estação reprodutiva tiveram o auxílio da equipe, enquanto o restante nasceu e permaneceu sob cuidado dos pais. De qualquer forma, o cuidado com os filhotes tende a ser bastante intenso, pois são destinados alimentos em frequência, qualidade e quantidade personalizadas para cada animal. No mais, entre todos os demais cuidados dirigidos a cada animal, há uma preocupação em atender às demandas individuais de cada um deles. Nos últimos 5 anos, foram criados na Sala de Filhotes 251 animais, de 48 espécies diferentes, com destaque para os filhotes de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), tucano-toco (Ramphastos toco), flamingo-africano (Phoenicopterus ruber) e flamingo-chileno (Phoenicopterus chilenensis).

O atual espaço da Sala de Filhotes do Parque das Aves foi criado em 2009 e recentemente ampliado, com a inclusão de uma nova área que permite aos visitantes observar de perto os momentos de alimentação dos animais, assim como todos os demais cuidados dirigidos aos filhotes. Nessa nova área, há uma variedade de informações relacionadas aos cuidado com os filhotes, incluindo um vídeo, bem como a possibilidade de interagir diretamente com os técnicos do local durante os momentos de alimentação dos filhotes.

Please follow and like us: